Narrativas de docentes y estudiantes de la EJA: reflexiones sobre un trabajo con cuentos afrobrasileños
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.vol7.n12.a19104Palabras clave:
EJA, Cuento afrobrasileño, Práctica Pedagógica, DramatizaciónResumen
Este artículo discutirá una propuesta de trabajo pedagógico con relato afrobrasileño realizado en una escuela pública municipal de Salvador en una clase de Tempo de Aprendizagem – TAP I, años iniciales de la Educación de Jóvenes y Adultos – EJA. El texto resaltará los objetivos de las actividades desarrolladas y presentará situaciones didácticas. A través del desarrollo de la puesta en escena del cuento: El vendedor de acaçá que se hizo rico, escrito por Deoscóredes Maximiliano dos Santos conocido como Mestre Didi, se exploraron situaciones didácticas con foco en la Ley 10.639/03, que establece la enseñanza obligatoria del idioma afrobrasileño. Historia y Cultura en el currículo escolar. Todo el trabajo desarrollado tuvo como punto de partida la exploración del cuento afrobrasileño y aportó trabajo con diferentes áreas del conocimiento. La planificación didáctica permitió descubrimientos para profesores y estudiantes de la EJA y será presentada a través de algunas narrativas. La estrategia didáctica favoreció momentos de aprendizaje mutuo de manera significativa y amena. El proceso de formación permitió que ambos sujetos compartieran conocimientos y conocimientos.
Descargas
Citas
ALMEIDA. Viviane Oliveira de. O uso da dramatização na avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Psicodrama, São Paulo, v27, n2, p.231-23.5, 2019. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/pdf/psicodrama/v27n2/10.pdf Acesso: 11.08.2023.
ANASTASIOU, Léa da Graças Camargos. ALVES, Leonir Pessate. Estratégias de ensinagem. Disponível em: https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1390223/mod_resource/content/1/anastasiou.pdf Acesso em: 10 out. 2023.
ARROYO, Miguel. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares? REVEJ@ -Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, p. 1-108, ago. 2007. Disponível: https://nedeja.uff.br/wp-content/uploads/sites/223/2020/05/Balano-da-EJA-MiguelArroyo.pdf Acesso em: 20out. 2023.
ARROYO, M. G. Formar Educadores e Educadoras de Jovens e Adultos (2006). In: L. Soares. Formação de Educadores de Jovens e Adultos. Autêntica/Secad-MEC/Unesco. http://forumeja.org.br/un/files/Formacao_de_educadores_de_jovens_e_adultos_.pdf
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em:https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 20 maio 2022.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Lei nº 13.005 de 25 de junho de 2014 aprova o Plano Nacional de Educação. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2014/Lei/L13005.htm Acesso em: 20 de maio 2022.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Programa Nacional do Livro Didático para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/programa-saude-da-escola/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17458-programa-nacional-do-livro-didatico-para-educacao-de-jovens-e-adultos-pnld-eja-novo Acesso em: 15 de set. 2023.
BRASIL. Resolução CNE/CEB Nº 1, de5 de Julho de2000 -Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação e Jovens e Adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB012000.pdf Acesso em: 10 out. 2023.
BRASIL. Parecer nº 11/2000 que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja/legislacao/parecer_11_2000.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.
BRASIL. Lei 10.639 de 20 de dezembro de 1996, estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática "História e Cultura Afro-Brasileira", e dá outras providências. Disponivel em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm Acesso em: 10 out. 2023.
BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf Acesso em: 20 de fev. 2023.
BRASIL. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf Acesso em: 20 de fev. 2023.
CAFÉ, Antonio Marcos dos Santos. Literatura dos contos afro-brasileiros, conhecendo nossas histórias afrodescendentes. Revista da Associação Brasileira de Literatura Comparada-Abralic, v.18,n.28, 2016. Disponível em: https://revista.abralic.org.br/index.php/revista/article/view/393 Acesso em: 06 jul. 2023.
DIDI, Mestre. Contos crioulos da Bahia. Editora Vozes. 1° Edição, 2023.
FREIRE, Paulo Reglus Neves. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1987, 17ª ed. Disponível em: https://cpers.com.br/wpcontent/uploads/2019/10/Pedagogia-do-Oprimido-Paulo-Freire.pdf Acesso em: 20 jan. 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.
NOGUERA. R. O ensino de filosofia e a Lei 10639. Rio de Janeiro: Pallas: Biblioteca Nacional, 2014.
SALVADOR, Prefeitura Municipal de. Saberes de Aprendizagem I-TAP I. Disponível em: http://educacao3.salvador.ba.gov.br/adm/wp-content/uploads/2016/03/EJA-I-TAP-I-1.pdf
SILVA, Jean Paul d’Antony Costa; ASSIS, Kleyson Rosário; SEIDEL, Roberto Henrique. Deoscoredes Maximiliano dos Santos Mestre Didi: o reverberar ancestral africano-brasileiro. Salvador: EDUNEB, 2017. Disponivel em: https://www.academia.edu/41113379/MESTRE_DIDI Acesso em 15 out. 2023.
SODRÉ, M. (2005). Por um conceito de minoria. In: Paiva, R. & Barbalho, A Comunicação e cultura das minorias. Paulus.
SOUZA, Marilei de Melo Tavares; TAVARES, Cláudia Mara Melo; GAMA, Nice Lima; PASSOS, Joanir Pereira. Cartilha Dramatização -Um Produto Técnico-Educativo. Revista de Pesquisa Cuidado é fundamental online. out.dez. 2015. Disponível em: https://seer.unirio.br/cuidadofundamental/article/download/5029/pdf_1750/26192 Acesso em: 10 set. 2023.
SPOLIN, Viola. Improvisação para o teatro. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 1992.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Cleide Oliveira, Rossival Sampaio Morais, Eliane Cadoná
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.