Proposta de formação para professores: valorização do contexto cultural, da diversidade e das histórias de vida dos estudantes da EJA, na cidade de Manaus

Autores

  • Maria Olindina Andrade de Oliveira Secretaria Municipal de Educação de Manaus - Brasil
  • Carla de Souza Santos Gonçalves Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amazonas / Secretaria Municipal de Educação de Manaus - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.vol7.n12.a19070

Palavras-chave:

Formação continuada., EJA, Diversidade, Histórias de vida, Contexto cultural

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar uma proposta de formação continuada, realizada numa escola de EJA da cidade de Manaus, cuja metodologia parte de uma pesquisa realizada com docentes e discentes, buscando, dessa maneira, atender as suas especificidades. Os elementos que nortearam essa proposta foram os princípios da andragogia, o respeito à diversidade, o trabalho com histórias de vida e o contexto sociocultural em que a escola está inserida, além do uso da história oral. Este trabalho resultou na elaboração de um projeto formativo, desenvolvido para atender as demandas docentes, e de um projeto de aprendizagem, construído e executado com os estudantes da escola. Outro aspecto importante é que esta formação faz parte do curso de Pós-Graduação em Gestão de Projetos e Formação Docente/UEA/Semed.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Olindina Andrade de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Manaus - Brasil

Possui mestrado em História pela Universidade Federal do Amazonas (2010). Atualmente é professor, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amazonas e Secretaria Municipal de Educação de Manaus.

Carla de Souza Santos Gonçalves, Secretaria Estadual de Educação do Estado do Amazonas / Secretaria Municipal de Educação de Manaus - Brasil

Mestre em Ciência da Educação/UNIDA-PY; Especialista em Gestão e Docência do Ensino Superior/UNICEL; Licenciada em Educação Artística/UFAM, atua com formação de professores desde 1999 na Secretaria Municipal de Educação de Manaus. Atualmente, trabalha como formadora no Projeto Oficina de Formação em Serviço/OFS que faz parte do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Experiências Transdisciplinares em Educação/LEPETE, da Universidade do Estado do Amazonas. 

Referências

ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.

CARREIRO, Heloísa Josiele Santos et al. Memórias e narrativas: experiências com a leitura e a escrita. In: ALMEIDA, Adriana de (org.). A Educação de Jovens e Adultos entre texto e contextos: trabalho, cultura e experiência. CRV: Curitiba, 2021.

MUNHOZ, Antonio Siemsen. Andragogia: a educação de jovens e adultos em ambientes virtuais. Curitiba: InterSaberes, 2017.

OLIVEIRA, Maria Olindina Andrade de; GONÇALVES, Carla de Souza Santos. Proposta de formação específica para EJA: uma experiência numa escola de Manaus. In: DICKMANN, Ivan (org.). Esperançar: criar e recriar a educação. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2023.

OLIVEIRA, Maria Olindina Andrade de; SILVA, Therêncio Corrêa da. A sindemia e os desafios na formação de professores em uma escola de EJA, na cidade de Manaus. In: DICKMANN, Ivan (org.). Educar: práticas, reflexões e partilhas. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2022.

PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letras e Voz, 2016.

Downloads

Publicado

2024-12-30

Como Citar

DE OLIVEIRA, M. O. A.; GONÇALVES, C. de S. S. Proposta de formação para professores: valorização do contexto cultural, da diversidade e das histórias de vida dos estudantes da EJA, na cidade de Manaus. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 89–108, 2024. DOI: 10.38090/recs.vol7.n12.a19070. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/19070. Acesso em: 20 jan. 2025.