Proposal for teacher training: valuing the cultural context, diversity, and life stories of EJA students in the city of Manaus
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.vol7.n12.a19070Keywords:
Continuing education, EJA, Diversity, Life stories, Cultural contextAbstract
The aim of this article is to report on an ongoing training program, carried out in an EJA (Youth and Adult School) school in the city of Manaus, the methodology of which is based on a research carried out with teachers and students, thus seeking to meet their specific specificities. The elements that guided this proposal were the principles of andragogy, respect for diversity, working with life stories and the sociocultural context in which the school is located, as well as the use of oral history. This work resulted in the development of a training project, designed to meet the demands of teachers, and a learning project, built and implemented with the school's students of the school. Another important aspect is that this training is part of the Postgraduate course in Project Management and Teacher Training/UEA/Semed.
Downloads
References
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2013.
CARREIRO, Heloísa Josiele Santos et al. Memórias e narrativas: experiências com a leitura e a escrita. In: ALMEIDA, Adriana de (org.). A Educação de Jovens e Adultos entre texto e contextos: trabalho, cultura e experiência. CRV: Curitiba, 2021.
MUNHOZ, Antonio Siemsen. Andragogia: a educação de jovens e adultos em ambientes virtuais. Curitiba: InterSaberes, 2017.
OLIVEIRA, Maria Olindina Andrade de; GONÇALVES, Carla de Souza Santos. Proposta de formação específica para EJA: uma experiência numa escola de Manaus. In: DICKMANN, Ivan (org.). Esperançar: criar e recriar a educação. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2023.
OLIVEIRA, Maria Olindina Andrade de; SILVA, Therêncio Corrêa da. A sindemia e os desafios na formação de professores em uma escola de EJA, na cidade de Manaus. In: DICKMANN, Ivan (org.). Educar: práticas, reflexões e partilhas. Veranópolis: Diálogo Freiriano, 2022.
PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letras e Voz, 2016.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2024 Maria Olindina Andrade de Oliveira, Carla Gonçalves
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.