Narrativas docentes e de estudantes da EJA: reflexões de um trabalho com conto afro-brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.vol7.n12.a19104

Palavras-chave:

EJA, Conto Afro-brasileiro, Prática Pedagógica, Dramatização

Resumo

O Presente artigo discutirá uma proposta de trabalho pedagógico com conto afro-brasileiro realizado numa escola da rede pública municipal de ensino de Salvador numa turma do Tempo de Aprendizagem – TAP I, anos iniciais da Educação de Jovens e Adultos – EJA. O texto evidenciará os objetivos das atividades desenvolvidas e apresentará as situações didáticas. Através do desenvolvimento da encenação do conto: A vendedora de acaçás que ficou rica de autoria de Deoscóredes Maximiliano dos Santos conhecido como Mestre Didi foram exploradas situações didáticas com foco na Lei 10.639/03 que institui a obrigatoriedade do Ensino da História e Cultura Afro-Brasileira no currículo escolar.  Todo o trabalho desenvolvido teve como ponto de partida a exploração do conto afro-brasileiro e proporcionou o trabalho com diversas áreas do conhecimento. O planejamento didático permitiu descobertas para os/as docentes e para os alunos e alunas da EJA e será apresentado através de algumas narrativas. A estratégia didática favoreceu momentos de aprendizagem mútua de forma significativa e prazerosa. O processo formativo permitiu que ambos os sujeitos compartilhassem saberes e conhecimentos.

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Biografia do Autor

Cleide Oliveira, Secretária Municipal da Educação de Salvador - Brasil

Secretária Municipal da Educação de Salvador.

Rossival Sampaio Morais, Universidade do Vale do Taquari - Brasil

Professor e Coordenador Pedagógico da Rede Pública de ensino (SMED – Salvador), formado em Pedagogia e Letras, Graduando em Biblioteconomia, Especialista em Alfabetização e Letramento (UFBA), Mídias e Educação (UESB) e Metodologias Ativas (UNIVASF). Mestrando em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari (UNIVATES). E-mail: ita.morais@hotmail.com.

Eliane Cadoná, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Brasil

Pós-doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, sob orientação da professora Clarice Traversini (in memorian), na linha de pesquisa Estudos Culturais em Educação. Atualmente, realiza pós-doutorado junto ao mesmo grupo de pesquisa, sob a orientação da professora Roséli Belmonte Machado, com projeto (financiado pela Fapergs) que analisa discursos de mídia sobre gênero e educação, e desenvolve trabalhos com fins de trazer à tona os estudos de gênero na educação básica, a partir de diferentes lugares de fala. Doutora em Psicologia e Mestre em Psicologia Social (PUCRS). Professora (URI - Frederico Westphalen). E-mail: eliane@uri.edu.br

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Publicado

2024-12-30

Como Citar

OLIVEIRA, C.; MORAIS, R. S.; CADONÁ, E. Narrativas docentes e de estudantes da EJA: reflexões de um trabalho com conto afro-brasileiro. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 7, n. 12, p. 51–70, 2024. DOI: 10.38090/recs.vol7.n12.a19104. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/19104. Acesso em: 20 jan. 2025.