La pasantía digital supervisada en la carrera de matemáticas en el interior del estado de São Paulo: una narrativa problematizada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12385

Palabras clave:

Covid-19. Estágio Digital Supervisionado. Licenciatura em Matemática.

Resumen

En este texto, pretendemos compartir la narrativa de una experiencia relacionada con el desarrollo de la pasantía curricular supervisada, realizada por un estudiante de Matemáticas, en una escuela del interior del Estado de São Paulo a mediados de 2020. Presentamos la legislación para el realización de pasantías supervisadas en cursos de Licenciatura en el Estado de São Paulo. Buscamos presentar reflexiones en forma de problematizaciones que se realizaron a lo largo de la experiencia y en reflexiones posteriores, a partir de las referencias e informaciones planteadas. Finalmente, defendemos la realización de actividades de la misma naturaleza que el texto aquí presentado, como una forma, también, de registrar los problemas que enfrentamos en tiempos tan difíciles para quienes defienden la formación y valoran el conocimiento científico.

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Biografía del autor/a

Flavio Augusto Leite Taveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência pela Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista Filho (Unesp). Licenciado em Matemática pela Unesp, campus de Ilha Solteira. Membro do Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac / Unesp / CNPq), atuando principalmente no Grupo de Trabalho 01 - Teoria Crítica da Sociedade. Pesquisador da área de Educação Matemática, com destaque nas abordagens do Currículo, da Filosofia e da Educação Comparada.

Silvia Regina Vieira da Silva, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Possui graduação em Matemática pela UNESP / Rio Claro, mestrado em Matemática pela USP / São Carlos e doutorado em Educação Matemática pela UNESP / Rio Claro. Ministra aulas no ensino superior desde 1996, sendo que, desde 2009, no Departamento de Matemática da UNESP / Ilha Solteira. Possui experiência em cursos oferecidos pela Educação a Distância (EAD) devido à prestação de serviços para a Univesp- Universidade Virtual do Estado de São Paulo realizada em 2019. Suas pesquisas estão relacionadas, desde 2000, com a Formação do Professor que Ensina Matemática e com o Ensino de Matemática e, desde 2019, com o viés da inclusão. Fez parte do corpo docente do Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT (programa de mestrado semipresencial na área de Matemática). É uma das líderes do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática - GPECIM. Coordenou subprojeto PIBID / UNESP / Ilha Solteira / Matemática de 2014 a 2018 e, coordenou, de fevereiro de 2019 a fevereiro de 2020 o Núcleo de Matemática / Residência Pedagógica / Rio Claro - Ilha Solteira. Além disso, prestou serviço para a UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo, como docente responsável pela disciplina "Estágio Supervisionado para Licenciatura em Matemática II", que incluiu o planejamento de criação de uma vídeoaula roteirizada sobre Educação Especial.

Citas

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Publicado

2021-12-07

Cómo citar

Taveira, F. A. L., & Silva, S. R. V. da. (2021). La pasantía digital supervisada en la carrera de matemáticas en el interior del estado de São Paulo: una narrativa problematizada. Revista Baiana De Educação Matemática, 2(01), e202131. https://doi.org/10.47207/rbem.v2i01.12385

Número

Sección

Dossiê Temático - O Estágio Curricular Supervisionado em Matemática