O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas: Uma Metodologia Ativa?
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Resumo
As Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) têm sido consideradas imprescindíveis nos sistemas de ensino, da Educação Básica, no Ensino Superior até a Pós-Graduação, uma vez que colocam o estudante como protagonista da sua aprendizagem e desenvolvem competências necessárias aos cidadãos do século XXI. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e documental e visa identificar e sintetizar os dados dos estudos que tratam da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (MEAAMaRP) a partir das comunicações científicas e relatos de experiência apresentados nas duas edições do Simpósio de Resolução de Problemas na Educação Matemática (SIRPEM): 2021 e 2023. A questão geral que orientou a pesquisa é: a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas pode ser considerada uma Metodologia Ativa de Aprendizagem? Para responder a essa questão, foi realizado um estudo teórico, de pesquisa bibliográfica, que consistiu na busca de referenciais teóricos para identificar os aspectos da MEAAMaRP que possam caracterizá-la como MAA. Na pesquisa documental, num universo de 22 comunicações científicas e 16 relatos de experiência, foram encontradas 2 comunicações científicas e 10 relatos de experiência que abordavam a MEAAMaRP, a partir dos quais se buscou identificar a inter-relação desta com as MAA. A partir dos textos analisados, pode-se concluir que a MEAAMaRP se alinha às características das MAA, visto que valoriza a participação ativa dos alunos, a resolução colaborativa de problemas e o papel do professor como mediador no processo de aprendizagem.
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