O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas: Uma Metodologia Ativa?

Conteúdo do artigo principal

Ariany Pereira Lima
Jossara Bazílio de Souza Bicalho

Resumo

As Metodologias Ativas de Aprendizagem (MAA) têm sido consideradas imprescindíveis nos sistemas de ensino, da Educação Básica, no Ensino Superior até a Pós-Graduação, uma vez que colocam o estudante como protagonista da sua aprendizagem e desenvolvem competências necessárias aos cidadãos do século XXI. Esta pesquisa é de cunho qualitativo e documental e visa identificar e sintetizar os dados dos estudos que tratam da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas (MEAAMaRP) a partir das comunicações científicas e relatos de experiência apresentados nas duas edições do Simpósio de Resolução de Problemas na Educação Matemática (SIRPEM): 2021 e 2023. A questão geral que orientou a pesquisa é: a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas pode ser considerada uma Metodologia Ativa de Aprendizagem? Para responder a essa questão, foi realizado um estudo teórico, de pesquisa bibliográfica, que consistiu na busca de referenciais teóricos para identificar os aspectos da MEAAMaRP que possam caracterizá-la como MAA. Na pesquisa documental, num universo de 22 comunicações científicas e 16 relatos de experiência, foram encontradas 2 comunicações científicas e 10 relatos de experiência que abordavam a MEAAMaRP, a partir dos quais se buscou identificar a inter-relação desta com as MAA. A partir dos textos analisados, pode-se concluir que a MEAAMaRP se alinha às características das MAA, visto que valoriza a participação ativa dos alunos, a resolução colaborativa de problemas e o papel do professor como mediador no processo de aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Lima, A. P., & Bicalho, J. B. de S. (2025). O Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas: Uma Metodologia Ativa?. Revista Baiana De Educação Matemática, 6(1), e202506. https://doi.org/10.47207/rbem.v6i1.22187
Seção
Artigos - Fluxo Contínuo
Biografia do Autor

Ariany Pereira Lima, IFMG - Campus São João Evangelista

Licenciada em Matemática pela Universidade Federal do Maranhão. Professora do Ensino Médio e Técnico.

Jossara Bazílio de Souza Bicalho, Instituto Federal de Minas Gerais - São Joao Evangelista

Doutora em Ensino de Matemática, pela Universidade Cruzeiro do Sul (SP). É Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Especialista em Informática em Educação, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Graduou-se em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É professora do IFMG, onde foi coordenadora institucional do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência). Atua na formação de professores, na Licenciatura em Matemática. É professora da pós-graduação em Ensino e Tecnologias Educacionais. Membro do grupo de pesquisa GPEAEM (Grupo de Pesquisa e Estudos Avançados em Educação Matemática), da Universidade Cruzeiro do Sul. Tem ampla experiência como professora da Educação Básica, tendo atuado nas redes municipais de Belo Horizonte e Contagem (MG), na rede estadual de Minas Gerais e na rede particular. Tem experiência na área da Matemática, com ênfase em Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Práticas como Componente Curricular, Metodologias de Ensino, Formação de Professores, Feira de Matemática, Resolução de Problemas, PIBID.

Referências

ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que através da resolução de problemas. In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner; JUSTULIN, Andresa Maria. (Org.). Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco, 2021, p. 40-63. E-book.

BACICH, Lilian.; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.

BARBOSA, Eduardo Barbosa; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagem na Educação Profissional e Tecnológica. Boletim Técnico do Senac, [S. l.], v. 39, n. 2, p. 48–67, 2013. DOI: https://doi.org/10.26849/bts.v39i2.349. Disponível em: https://www.bts.senac.br/bts/article/view/349. Acesso em: 22 nov. 2023.

BRAGA, Dyana Grazielli Altomani; PINHEIRO, Thais Nagaoka Pagotto. A utilização da metodologia de ensino-aprendizagem-avaliação através da resolução de problemas de equação do 1º grau. In: SIMPÓSIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2023, Maringá. Anais [...]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1toLRYZ-DqtgOnSX0o_pMLsoZ_mQLavyl. Disponível em: 12 abr. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 12 abr. 2023.

CARDOSO, Carolini Casarini. O ensino de sequências para alunos do 1º ano do Ensino Médio: uma abordagem por meio de Resolução de Problemas. In: SIMPÓSIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2023, Maringá. Anais [...]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1toLRYZ-DqtgOnSX0o_pMLsoZ_mQLavyl. Acesso em: 12 abr. 2024.

GOEDERT, Rosilene de Sousa; POSSAMAI, Janaína Poffo. Aprendendo Matemática através da Resolução de Problemas: um caso de ensino com estudantes da 1ª série do Ensino Médio. In: SIMPÓSIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2023, Maringá. Anais [...]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1toLRYZ-DqtgOnSX0o_pMLsoZ_mQLavyl. Acesso em: 12 abr. 2024.

GRECCO, Luana Rafaela; MENDES, Brenda Anselmo; JUSTULIN, Andresa Maria. Ensino de divisão de números decimais através da Resolução de Problemas: um relato de experiência. In: SIMPÓSIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2023, Maringá. Anais [...]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1toLRYZ-DqtgOnSX0o_pMLsoZ_mQLavyl. Acesso em: 12 abr. 2024.

KOGA, Tamara Cristina Santi; KOGA, Michael Felipe; JUSTULIN, Andresa Maria; KOGA, Mariane Alves. Utilização da Resolução de Problemas para introdução de análise combinatória. In: SIMPÓSIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 2021, Maringá. Anais [...]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1G7Pf7AhoPGa1U4LVJZVRFu5vbRdPtZMy. Acesso em: 12 abr. 2021

LEAL JUNIOR, Luiz Carlos; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino e aprendizagem de matemática através da resolução de problemas como prática sociointeracionista. Bolema, Rio Claro, v. 29, p. 955-978, 2015. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/9941. Acesso em: 22 set. 2023

LORENÇATO, Lilian Paula Martins. Resolução de Problemas no ensino de comparação de frações para os anos iniciais: uma abordagem com a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação. In: SIMPÓSIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2023, Maringá. Anais [...]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1toLRYZ-DqtgOnSX0o_pMLsoZ_mQLavyl. Acesso em: 12 abr. 2024.

MANDEL, Gracielle Zager; GIRARDI, Graciela Cristina Sevegnani; POSSAMAI, Janaína Poffo. Resolução de Problemas do campo aditivo: uma prática educativa com crianças do 5º ano do ensino fundamental. In: SIMPÓSIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2023, Maringá. Anais [...]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2023. Disponível em:https://drive.google.com/drive/folders/1dduNKW1eGiNmmsc50EOdv3OxN5qj5Lbk. Acesso em 12 abr. 2024.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. 5. ed. Campinas: Papirus, 2014.

ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes Allevato. Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema, Rio Claro (SP), v. 25, n. 41, p. 73-98, dez. 2011. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5739. Acesso em: 22 set. 2023.

PAULA, Gabriel Pereira; CORREA, Lucas do Nascimento. A Resolução de Problemas como estratégia de ensino e aprendizagem de Matemática: desenvolvendo conceito de sistemas de equações lineares. In: SIMPÓSIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2023, Maringá. Anais [...]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1toLRYZ-DqtgOnSX0o_pMLsoZ_mQLavyl. Acesso em: 12 abr. 2024.

POSSAMAI, Janaína Poffo; MÜLLER, Jonathan Gil; STEIN, Suelen Sasse; POFFO, Cíntia; BERTOTTI JÚNIOR, Vilmar Ibanor. Resolução de Problemas em matemática: evidências para caracterização como uma metodologia ativa. Kiri-Kerê-Pesquisa em Ensino, [s. l.], v. 1, n. 11, dez. 2021. DOI: https://doi.org/10.47456/krkr.v1i11.35703. Disponível em: https://periodicos.ufes.br/kirikere/article/view/35703. Acesso em: 22 abr. 2024.

RIBEIRO, Juliana Silveira Barreiro; RIBEIRO, Rogério Marques. Resolução de problemas no ensino-aprendizagem de frações. In: SIMPÓSIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2023, Maringá. Anais [...]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1toLRYZ-DqtgOnSX0o_pMLsoZ_mQLavyl. Acesso em: 12 abr. 2024.

SANTOS, Fabrício da Silva; ROSA, Emerson Alves. Análise de uma experiência de Resolução de Problemas com foco em problemas geradores e operações com números decimais: um estudo com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental. In: SIMPÓSIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2023, Maringá. Anais [...]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2023. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1toLRYZ-DqtgOnSX0o_pMLsoZ_mQLavyl. Acesso em: 12 abr. 2024.

TOGINHO, Elisângela Udeliza; KISNER, Melissa Cardoso Furtado; SILVA, Suiane Priscila Perez Felício; JUSTULIN, Andresa Maria. Resolução de Problemas no contexto do ensino híbrido para a construção do conceito de equação do 1º grau. In: SIMPÓSIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 2021, Maringá. Anais [...]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1G7Pf7AhoPGa1U4LVJZVRFu5vbRdPtZMy. Acesso em: 12 abr. 2024.

XAVIER, Derlise Fiametti; SAUER, Laurete Zanol. A resolução de problemas para a formação de estudantes letrados. In: SIMPÓSIO DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 1., 2021, Maringá. Anais [...]. Maringá: Universidade Estadual de Maringá, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/drive/folders/1Z5jFK1BS-oAFbijvf1BcLlJCoEzYCsZF. Acesso em: 12 abr. 2024.