O ensino da Estatística baseado na resolução de problemas: Uma estratégia didática de trabalho com os alunos de uma Escola Primária em Angola
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo, fez uma abordagem predominantemente qualitativa de caráter explicativa relacionando causa-efeito com o objetivo de identificar, por meio de atividades práticas, a influência que a resolução de problemas tem na aprendizagem da Estatística nos 80 alunos da 6ª Classe da Escola Primária nº 677 de Kimaiúngui. Para a sua sustentabilidade teórica e a respetiva obtenção de bases de suporte, realizou-se um estudo bibliográfico. Além disso, para garantir a estreita cooperação entre os indivíduos envolvidos na pesquisa, optou-se por uma pesquisa participante envolvendo os alunos nos processos de recolha, organização, apresentação e análise dos dados, tendo o questionário como o principal instrumento de recolha de dados. Apesar do pouco domínio de trabalhar com a fita métrica, a pouca colaboração das pessoas para a coleta dos dados, a falta de uma balança, entre outras, o envolvimento ativo e dinâmico dos alunos e os resultados obtidos no questionário aplicado, mostram que os alunos gostaram da dinâmica usada com o seu envolvimento na recolha, organização e análise dos dados. Estes fatos permitiram concluir que é mais interessante estudar a Estatística com o envolvimento dos alunos em problemas práticos, pois, desta forma, é possível aumentar créditos à aplicabilidade da Estatística. Diante disso, espera-se com esta pesquisa a dinamização do processo de ensino-aprendizagem da Estatística por meio da estratégia didática desenhada durante as atividades aqui propostas.
Downloads
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Baiana de Educação Matemática, fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RBEM concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RBEM.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.
Referências
ANGOLA. Constituição da República de Angola. Luanda: [s.n.], 2010.
BOAVIDA, A. M. et al. Manual de Matemática para Professores do Ensino Primário. 1ª. ed. Luanda: PAT (Projecto Aprendizagem para Todos), 2017. Equipa de professores da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.
BRIGNOL, S. M. S. Novas Tecnologias de Informação e Comunicação nas relações de aprendizagem da estatística no Ensino Médio. São Paulo: [s.n.], 2004.
CANASTRA, F.; HANSTRA, F.; VILANCULOS, M. Manual de Investigação Científica da Universidade Católica de Moçambique. Universidade Católica de Moçambique: BEIRA, 2014.
CANGA, I. Q. P. As habilidades do procedimento escrito da adição nos alunos da 4ª Classe da Escola Primária Victória Certa no Município do Uíge. ISCED-Uíge: [s.n.], 2019. Trabalho apresentado para obtenção do grau de licenciada em Ciências de Educação na opção de Ensino Primário.
COELHO, B. Pesquisa Científica. [S.l.]: Mettzer, 2018.
CRESPO, A. A. Estatística Fácil. São Paulo: Saraiva, 1995.
DECRETO-EXECUTIVO-CONJUNTO-Nº267/018. Luanda: [s.n.], 2018.
EDUCAÇÃO, M. D. Matemática/ Programa de Ensino da 6.ª Classe. Luanda: Editora Modernas, 2022.
FERREIRA, V. Estatística Básica. São Paulo: [s.n.], 2015.
GERAL, D. D. E. Programa do Ensino Primário da 5.ª Classe. Luanda: Editora Moderna, 2012a.
GERAL, D. D. E. Programa do Ensino Primário da 6ª Classe. Editora Moderna: Luanda, 2012b.
GIL, A. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1991.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ª. ed. São Paulo: Atlas, 2002. Disponivel em: <https://docplayer.com.br/4893888-Antonio-carlos-gil-como-elaborar-projetos-de-ui-sa.html>. Acesso em: 28 Agosto 2020. 12. Reimpr.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª. ed. São Paulo: Atlas, 2006.
GRÁCIO, M. C. C.; GARRUTTI, É. A. Estatística Aplicada à Educação: Uma análise de conteúdos programáticos de planos de ensino e de livros didáticos. Rev. Mat. Estat., São Paulo, v.23, n.3, 2005. 107-126.
INIDE/MED. Programas da 5ª Classe|Ensino Primário. 1ª. ed. Luanda: Editora Moderna, 2019a. Disponivel em: <https://www.inide.co.ao/manuais/programas/programa%20da%205%C2%AA%20classe.pdf>. Acesso em: 5 Outubro 2022.
INIDE/MED. Programas da 6ª Classe|Ensino Primário. 1ª. ed. Luanda: Editora Moderna, 2019b. Disponivel em: <https://www.inide.co.ao/manuais/programas/programa%20da%206%C2%AA%20classe.pdf>. Acesso em: 5 Outubro 2022.
INIDE/MED. Matemática | Programa de Ensino da 6.ª Classe. Luanda: Editora Modera, 2022.
JÚNIOR, A. P. D. O.; SOUSA, N. G. S. D.; BARBOSA, N. D. A relação de problemas no Ensino de Estatística no Ensino Fundamental: Teorias da contribuição Antropológica do didáctico e a equivalência de estímulos. REVEMAT, Florianópolis, v.14, Edição Especial de Educação Matemática, 2019. 1-18. Acesso em: 4 Outubro 2022.
KACHIGNAN, S. K. statistica Analysis – Na Interdisciplinary Introduction to Univariate e Multivaraiate Methods. New York: Radius Press, 1986.
KNECHTEL, M. D. Metodologia da pesquisa em educação: uma abordagem teórico prática dialogada. Curitiba: Intersaberes, 2014.
LEI-Nº17/16. Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. Diário da República I Série nº 170 de 07 de Outubro. [S.l.]: [s.n.], 2016.
LEI-Nº32/20. Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino. Diário da República I Série nº 123 de 12 de Agosto. Luanda: [s.n.], 2020.
MAGNUS, M. C. M. Professor e tecnologia: A postura do educador de Matemática, no município de são joão do sul/sc, diante dos avanços tecnológicos. Araranguá. 2010. Monografia apresentada ao curso de Especialização em Educação Matemática, da Universidade do Sul de Santa Catarina, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista.
MATEMÁTICA|MANUAL da 6ª Classe. 2ª. ed. Luanda: Texto Editores, Lda, 2021.
METODOLOGIA e Didática do ensino da Matemática. 1ª. ed. [S.l.]: FTC EaD (Faculdade de Tecnolia e Ciências – Educação a Distância), s.d.
MURTREIRA, B. Análise Exploratória de Dados – Estatística Descritiva. [S.l.]: McGraw-Hill, 1993.
NASCIMENTO, I. F. D.; JOÃO, M. W. Matemática da 6ª Classe. Luanda: Texto editores, Lda-Angola, 2018.
OLIVEIRA, E. F. T.; GRÁCIO, M. C. C. A Estatística no curso de pedagogia da UNESP/campus de Marília. In: SEMINÁRIO IASI DE ESTATÍSTICA APLICADA – “ESTATÍSTICA NA EDUCAÇÃO E EDUCAÇÃO EM ESTATÍSTICA. Rio de Janeiro: IBGE. 2003.
PILETTI, C. Didáctica Geral. 23ª. ed. São Paulo: Editora Ática, 2004. 5ª Impressão.
POLYA, G. A Arte de Resolver Problemas: Um Novo Aspecto do Método Matemático/ G. Polya; tradução Heitor Lisboa de Araújo. Tradução de Heitor Lisboa de Araújo. Rio de Janeiro: Editora Interciência Ltda, 1985.
SANT’ANA, N. A. D. S.; LAUDARES, J. B. Pensamento aritmético e sua importância para o ensino de Matemática, s.d. Disponivel em: <https://www.ufjf.br/emem/files/2015/10/PENSAMENTO-ARITM%c3%89TICO-E-SUA-IMPORT%c3%82NCIA-PARA-O-ENSINO-DE-MATEM%c3%81TICA.pdf>. Acesso em: 22 Outubro 2022. PUC- MINAS/ Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática.
SANTOS, E. R. D. Análise da produção escrita em Matemática: De estratégia de avaliação a estratégia de ensino. Tese de Pós- Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática da Universidade Estadual de Londrina. Londrina: [s.n.]. 2014.
SANTOS, J. A.; FRANÇA, K. V.; SANTOS, L. S. B. D. Dificuldades na Aprendizagem de Matemática, São Paulo, 2007. Disponivel em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Monografia_Santos.pdf>. Acesso em: 1 Setembro 2022.
SILVA, A. A. D. A Didática da Matemática do professor pedagogo. CAICÓ – RN: [s.n.], 2015. Monografia apresentada ao Curso de Pedagogia como requisito à obtenção do título de Licenciatura pelo Centro de Ensino Superior do Seridó, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
SOUSA, D. I. D. et al. Manual de orientação para projetos de pesquisa, Novo Hamburgo, 2013. Disponivel em: <http://www.liberato.com.br/>. Acesso em: 21 Junho 2022.
TOMÁS, A. F. M. Estratégia Didáctica para classificação e resolução de sistemas de duas equações lineares à duas incógnitas na 9ª Classe. ISCED-Uíge: [s.n.], 2016. Trabalho a apresentar para obtenção do grau de licenciado em Ciências de Educação na Opção do Ensino de Matemática.
ZANELLA, L. C. H. Metodologia de Pesquisa, Santa Catarina, 2013. Disponivel em: <https://www.google.com.hk/search?q=Metodologia+de+Pesquisa+Zanella+2013+pdf+pdf&source=lmns&bih=622&biw=360&prmd=ivnx&hl=pt-PT&sa=X&ved=2ahUKEwjxgen94eX1AhXCX98KHdkID3AQ_AUoAHoECAAQAw>. Acesso em: 4 Fevereiro 2022.