O ensino da Estatística baseado na resolução de problemas: Uma estratégia didática de trabalho com os alunos de uma Escola Primária em Angola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.16781

Palavras-chave:

Estratégia didática. Medidas de tendência central. Resolução de problemas.

Resumo

Este artigo, fez uma abordagem predominantemente qualitativa de caráter explicativa relacionando causa-efeito com o objetivo de identificar, por meio de atividades práticas, a influência que a resolução de problemas tem na aprendizagem da Estatística nos 80 alunos da 6ª Classe da Escola Primária nº 677 de Kimaiúngui. Para a sua sustentabilidade teórica e a respetiva obtenção de bases de suporte, realizou-se um estudo bibliográfico. Além disso, para garantir a estreita cooperação entre os indivíduos envolvidos na pesquisa, optou-se por uma pesquisa participante envolvendo os alunos nos processos de recolha, organização, apresentação e análise dos dados, tendo o questionário como o principal instrumento de recolha de dados. Apesar do pouco domínio de trabalhar com a fita métrica, a pouca colaboração das pessoas para a coleta dos dados, a falta de uma balança, entre outras, o envolvimento ativo e dinâmico dos alunos e os resultados obtidos no questionário aplicado, mostram que os alunos gostaram da dinâmica usada com o seu envolvimento na recolha, organização e análise dos dados. Estes fatos permitiram concluir que é mais interessante estudar a Estatística com o envolvimento dos alunos em problemas práticos, pois, desta forma, é possível aumentar créditos à aplicabilidade da Estatística. Diante disso, espera-se com esta pesquisa a dinamização do processo de ensino-aprendizagem da Estatística por meio da estratégia didática desenhada durante as atividades aqui propostas.

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Biografia do Autor

Zeca Catuco André Quimuanga, Instituto Superior de Ciências de Educação (ISCED-UÍGE)

Mestre em Ciências de Educação na especialidade de Ensino da Matemática pelo Instituto Superior de Ciências de Educação do Sumbe (ISCED-SUMBE). Docente do Departamento de Ciências Exactas do Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge, (ISCE-UÍGE)

Sebastião José, Escola Primária nº 677 de Kimaiúngui do Município de Kimbele, Província do Uíge, Angola.

Escola Primária nº 677 de Kimaiúngui do Município de Kimbele, Província do Uíge, Angola.

Raúl Ceregido Domínguez, Universidad de Oriente (OU) Santiago de Cuba, Cuba

Universidad de Oriente (OU) Santiago de Cuba, Cuba

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Publicado

07-08-2023

Como Citar

Quimuanga, Z. C. A., José, S., & Domínguez, R. C. (2023). O ensino da Estatística baseado na resolução de problemas: Uma estratégia didática de trabalho com os alunos de uma Escola Primária em Angola. Revista Baiana De Educação Matemática, 4(01), e202312. https://doi.org/10.47207/rbem.v4i01.16781