A fotografia e a inteligência artificial

os filtros de instagram que transformam os usuários em obras de arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i2.21785

Resumo

O artigo reflete sobre as noções de imagem e de pensamento fraco, conforme exposto por Gianni Vattimo a partir da leitura de Walter Benjamin acerca da era da reprodubilidade técnica e da troca de valores da obra de Arte, que antes era tida por um valor aurático e, na pós-modernidade, passa a ser vista a partir de um valor de exposição. Para tanto, reunimos uma amostra de efeitos cibernéticos, denominados filtros, presentes na rede social Instagram e produzidos a partir de pinturas. Estes filtros possibilitam que o usário cibernético apareça na obra de arte selecionada, compondo uma montagem entre o usuário e a obra. Assim, a partir da alegoria mítica de Narciso, refletiremos sobre a comercialização da Arte e a objetificação do sujeito diante dessas modalidades fotográficas compostas por inteligência artificial. Nossa leitura apontará, em suma, para a relação entre a apreciação artística pós-moderna e a formação identitária dos sujeitos contemporâneos diante dos espaços cibernéticos e da cultura digital.

 

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Biografia do Autor

Mariana Vieira, Universidade do Estado do Amazonas/Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes

Doutora em Estudos de Literatura: Literatura Comparada (Poslit-UFF) (2024), mestre em Letras e Artes (PPGLA-UEA) (2021), especialista em Literatura, Cultura e Ensino da Arte (Uniminas) (2024) e graduada em Letras: Língua portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (2019). Obteve bolsa de estudos pela Fapeam em todas as suas etapas de formação. Suas contribuições se destacam em interfaces da Literatura latino-americana, Literatura pan-amazônica e Literatura e Artes Visuais com abordagens que estabelecem relações entre a Filosofia e a Arte, sobretudo a partir da figura da natureza e das noções de imagem e o universo da nova cultura digital. Atualmente, desenvolve estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, da Universidade do Estado do Amazonas. Contato: vieira_mariana@id.uff.br

Allison Leão, Universidade do Estado do Amazonas/Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes

Professor Titular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atuando no curso de graduação em Letras (cadeiras de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura) e no Programa de Pós-graduação em Letras e Artes. Doutor em Letras: Estudos Literários - Literatura Comparada, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2002) e graduado em Pedagogia pela mesma instituição (2000). Foi professor da Educação Básica por 15 anos. Lidera, com a Profa. Dra. Luciane Páscoa, o Grupo de Pesquisas em Memória Artística e Cultural do Amazonas (MemoCult), que atua nas linhas de pesquisa: "Arquivo, memória e interpretação" e "Teoria, crítica e processos de criação". No MemoCult dirige a Segunda Oficina Laboratório Editorial, selo da Editora da UEA, além de desenvolver projetos sobre arquivos literários na Amazônia e processos de criação de escritores amazonenses.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

VIEIRA, M.; LEÃO, A. A fotografia e a inteligência artificial: os filtros de instagram que transformam os usuários em obras de arte. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 126–141, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i2.21785. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/21785. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO