A fotografia e a inteligência artificial

os filtros de instagram que transformam os usuários em obras de arte

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i2.21785

Resumen

El artículo reflexiona sobre las nociones de imagen y pensamiento débil, expuesta por Gianni Vattimo a partir de la lectura de Walter Benjamin sobre la era de la reproductibilidad técnica y el intercambio de valores de la obra de Arte, que antes se consideraba de carácter aurático y, en la posmodernidad, comienza a verse desde un valor de exposición. Para eso, reunimos una muestra de efectos cibernéticos, llamados filtros, presentes en la red social Instagram y producidos a partir de pinturas. Estos filtros permiten que el ciberusuario aparezca en la obra de arte seleccionada, creando un montaje entre el usuario y la obra. Así, a partir de la alegoría mítica de Narciso, reflexionaremos sobre la comercialización del Arte y la objetivación del sujeto frente a estas modalidades fotográficas compuestas por inteligencia artificial. Nuestra lectura apuntará, en resumen, a la relación entre la apreciación artística posmoderna y la formación de identidad de los sujetos contemporáneos frente a los espacios cibernéticos y la cultura digital.

Palabras Clave: Historia del Arte; Arte en la posmodernidad; arte y filosofía; fotografía e inteligencia artificial;

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Biografía del autor/a

Mariana Vieira, Universidade do Estado do Amazonas/Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes

Doutora em Estudos de Literatura: Literatura Comparada (Poslit-UFF) (2024), mestre em Letras e Artes (PPGLA-UEA) (2021), especialista em Literatura, Cultura e Ensino da Arte (Uniminas) (2024) e graduada em Letras: Língua portuguesa pela Universidade do Estado do Amazonas (2019). Obteve bolsa de estudos pela Fapeam em todas as suas etapas de formação. Suas contribuições se destacam em interfaces da Literatura latino-americana, Literatura pan-amazônica e Literatura e Artes Visuais com abordagens que estabelecem relações entre a Filosofia e a Arte, sobretudo a partir da figura da natureza e das noções de imagem e o universo da nova cultura digital. Atualmente, desenvolve estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes, da Universidade do Estado do Amazonas. Contato: vieira_mariana@id.uff.br

Allison Leão, Universidade do Estado do Amazonas/Programa de Pós-Graduação em Letras e Artes

Professor Titular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), atuando no curso de graduação em Letras (cadeiras de Literatura Brasileira e Teoria da Literatura) e no Programa de Pós-graduação em Letras e Artes. Doutor em Letras: Estudos Literários - Literatura Comparada, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008), mestre em Sociedade e Cultura na Amazônia pela Universidade Federal do Amazonas (2002) e graduado em Pedagogia pela mesma instituição (2000). Foi professor da Educação Básica por 15 anos. Lidera, com a Profa. Dra. Luciane Páscoa, o Grupo de Pesquisas em Memória Artística e Cultural do Amazonas (MemoCult), que atua nas linhas de pesquisa: "Arquivo, memória e interpretação" e "Teoria, crítica e processos de criação". No MemoCult dirige a Segunda Oficina Laboratório Editorial, selo da Editora da UEA, além de desenvolver projetos sobre arquivos literários na Amazônia e processos de criação de escritores amazonenses.

Citas

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Publicado

2024-12-31

Cómo citar

VIEIRA, M.; LEÃO, A. A fotografia e a inteligência artificial: os filtros de instagram que transformam os usuários em obras de arte. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 126–141, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i2.21785. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/21785. Acesso em: 21 ene. 2025.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO