A fotografia e a inteligência artificial
os filtros de instagram que transformam os usuários em obras de arte
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v18i2.21785Abstract
O artigo reflete sobre as noções de imagem e de pensamento fraco, conforme exposto por Gianni Vattimo a partir da leitura de Walter Benjamin acerca da era da reprodubilidade técnica e da troca de valores da obra de Arte, que antes era tida por um valor aurático e, na pós-modernidade, passa a ser vista a partir de um valor de exposição. Para tanto, reunimos uma amostra de efeitos cibernéticos, denominados filtros, presentes na rede social Instagram e produzidos a partir de pinturas. Estes filtros possibilitam que o usário cibernético apareça na obra de arte selecionada, compondo uma montagem entre o usuário e a obra. Assim, a partir da alegoria mítica de Narciso, refletiremos sobre a comercialização da Arte e a objetificação do sujeito diante dessas modalidades fotográficas compostas por inteligência artificial. Nossa leitura apontará, em suma, para a relação entre a apreciação artística pós-moderna e a formação identitária dos sujeitos contemporâneos diante dos espaços cibernéticos e da cultura digital.
Downloads
References
Referências:
BAITELLO JUNIOR, Norval. A era da iconofagia: reflexões sobre a imagem, comunicação, mídia e cultura. São Paulo: Paulus, 2014.
BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de sua reprodutibilidade Técnica. In: Estética e sociologia da arte. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
______. Pequena história da fotografia. In: Estética e sociologia da arte. Trad. João Barrento. Belo Horizonte: Autêntica, 2017a.
BERMAN, Marshall. Tudo que é sólido desmancha no ar: a aventura da modernidade. Trad. Carlos Felipe Moisés e Ana Maria Ioriatti. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
BOLLE, Willi. O amuleto de Theodor Adorno. In: Teoria Crítica e Adorno: ideias em constelação. Organizadores: Renan Freitas Pinto; Davyd Spencer R. de Souza; Tenório Telles. Manaus: Valer, 2015.
BUCK-MORSS Susan. Estética e anestésica: uma reconsideração de A obra de Arte de Walter Benjamin. In: BENJAMIN, Walter. SHOTTKER, Detlev. BUCK-MORSS, Susan. HANSEN, Miriam. Benjamin e a Obra de Arte: Técnica, imagem, percepção. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
CARRIL, Bianca Pereira Rial. Motivações das publicações de fotos de viagens: facebook e instagram como instrumentos influenciadores no turismo. 2013. 69 p. Trabalho de conclusão de curso em bacharelado em Turismo. Universidade Federal Fluminense – UFF, Niteroi, 2015. Disponível em: <<https://app.uff.br/riuff/handle/1/1144>> acesso em: 06 de abr. de 2021.
CAKEBREAD, Caroline. People will take 1.2 trillion digital photos this year — thanks to smartphones. 2017. Disponível em: <<https://www.businessinsider.com/12-trillion-photos-to-be-taken-in-2017-thanks-to-smartphones-chart-2017-8>>. Acesso em: 06 de abr. de 2021.
MACCANELL, Dean. The Tourist: a new theory of the leisure class. New York: Schoken Books, 1976. Disponível em: <<https://books.google.com.br/books?id=6V_MQzy021QC&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false>>. Acesso em: 06 de abr. de 2021.
SONTAG, Susan. On Photography. New York: RosettaBooks (e-book), 2005. Disponível em: <<http://www.lab404.com/3741/readings/sontag.pdf>>. Acesso em: 06 de abr. de 2021.
TEIXEIRA, Evilázio Borges. A fragilidade da razão: pensiero debole e niilismo hermenêutico em Gianni Vattimo. Porto Alegre: Edipucrs, 2005.
VATTIMO, Gianni; DERRIDA, Jacques (orgs.). A religião: o seminário de Capri. Trad. Tadeu Mazzola Verza. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.
______. A sociedade transparente. Trad. Hossein Shooja e Isabel Santos. Lisboa: Relógio d´água, 1992.
______. O fim da modernidade: niilismo e hermenêutica na cultura pós-moderna. Trad. Maria de Fátima Boavida. Lisboa: Presença, 1987.
VIERA, Mariana. PÁSCOA, Luciane. O padecimento do olhar artístico e a morte simbólica do sujeito a partir da violência referente a banalização das imagens na pós-modernidade com base em reflexões acerca da Arte como valor de exposição – Mona Lisa: uma obra aurática na mídia. In: PÁSCOA, Márcio. Vieira, Mariana. NINA, Samara. (orgs). Representação e interpretação. Manaus: Segunda Oficina – laboratório editorial (UEA Edições), 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.