Ponto de (des)encontro

o apagamento da variação pronominal em um material didático de Português como Língua Adicional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i2.21591

Resumo

Este artigo tem como objetivo elucidar ao docente de Português como Língua Adicional as visões de mundo e de língua, bem como suas implicações práticas para o ensino, a partir de amostras de língua do Material Didático (MD) “Ponto de Encontro”, em especial no que concerne ao ensino da retomada anafórica de objeto direto de 3ª pessoa, salientando como e por que os fatores externos das variações linguísticas (VL) são deliberadamente invisibilizados. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo-interpretativista que se baseia em análise documental e na Linguística de Corpus. A análise do MD se dá sob a perspectiva da Sociolinguística, a fim de demonstrar o apagamento das variações diamésicas, diafásicas e diastráticas dos pronomes encontrados no MD. Em um último momento, realizamos buscas na base de dados em português da ferramenta Sketch Engine, a fim de analisar e contrastar as amostras de língua retiradas do MD. Concluímos que o MD nega, intencionalmente, a VL na retomada anafórica de objeto direto de 3ª pessoa em decorrência de sua submissão à norma normativa europeia, por entender possuir prestígio social necessário para conduzir o estudante a uma vida profissional e acadêmica mais bem sucedida.

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Biografia do Autor

Dener Martins de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Doutorando em Estudos da Linguagem pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL)
da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Letras Estrangeiras Modernas pelo programa
de Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas (MEPLEM), da UEL, e docente de Língua
Inglesa do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Câmpus Londrina.

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Publicado

2024-12-31

Como Citar

MARTINS DE OLIVEIRA, D. Ponto de (des)encontro: o apagamento da variação pronominal em um material didático de Português como Língua Adicional. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 256–270, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i2.21591. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/21591. Acesso em: 21 jan. 2025.

Edição

Seção

ARTIGOS