Ponto de (des)encontro
o apagamento da variação pronominal em um material didático de Português como Língua Adicional
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v18i2.21591Resumen
Este artigo tem como objetivo elucidar ao docente de Português como Língua Adicional as visões de mundo e de língua, bem como suas implicações práticas para o ensino, a partir de amostras de língua do Material Didático (MD) “Ponto de Encontro”, em especial no que concerne ao ensino da retomada anafórica de objeto direto de 3ª pessoa, salientando como e por que os fatores externos das variações linguísticas (VL) são deliberadamente invisibilizados. Metodologicamente, trata-se de um estudo qualitativo-interpretativista que se baseia em análise documental e na Linguística de Corpus. A análise do MD se dá sob a perspectiva da Sociolinguística, a fim de demonstrar o apagamento das variações diamésicas, diafásicas e diastráticas dos pronomes encontrados no MD. Em um último momento, realizamos buscas na base de dados em português da ferramenta Sketch Engine, a fim de analisar e contrastar as amostras de língua retiradas do MD. Concluímos que o MD nega, intencionalmente, a VL na retomada anafórica de objeto direto de 3ª pessoa em decorrência de sua submissão à norma normativa europeia, por entender possuir prestígio social necessário para conduzir o estudante a uma vida profissional e acadêmica mais bem sucedida.
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