O gênero textual-discursivo ‘História em Quadrinhos’ no ensino da língua inglesa

Autores

  • Jhonatan Carvalho Santos Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Tatiany Pertel Sabaini Dalben Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v15i2.11551

Resumo

Atualmente, professores de língua inglesa (LI) enfrentam diversos desafios no desenvolvimento da competência comunicativa dos seus alunos. Questões como políticas públicas, planejamento e motivação estão entre os fatores que impulsionam o fracasso no processo de ensino-aprendizagem de inglês no ensino básico brasileiro. Tendo este contexto como base e problemática, este trabalho qualitativo, de cunho bibliográfico busca discutir as vantagens no uso do gênero textual discursivo Histórias em Quadrinhos (HQ) como recurso didático-pedagógico para o aprendizado desta língua que hoje possui o status de língua franca. Como resultado, apresentaremos uma proposta de planejamento de uma aula com o uso deste gênero tendo como temática a ‘sustentabilidade’. Através do uso de HQ, acreditamos que, além da competência comunicativa em LI, pode-se também desenvolver pensamento crítico-reflexivo.

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Biografia do Autor

Jhonatan Carvalho Santos, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Tatiany Pertel Sabaini Dalben, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2016), Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2008), Especialista em Ensino de língua inglesa pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2004). Possui Licenciatura Plena em Letras Português, Inglês e respectivas Literaturas - Faculdades Integradas Castelo Branco (2002). Professora Adjunta de língua inglesa vinculada ao Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) desde 2009. Coordenadora do Projeto Institucional English Teaching Assistants ? CAPES/FULBRIGHT/UESC. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Produção de Materiais Didáticos de Língua Inglesa para a Formação Inicial de Professores. Editora-chefe da Revista Cadernos de Aulas do LEA (C@LEA). Coordenou o Curso de Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais entre 2018 e 2019. Sua pesquisa de Mestrado buscou compreender as traduções de panfletos turísticos através da perspectiva desconstrutivista e analisá-las com base nos procedimentos técnicos da tradução e, finalmente, versar sobre a utilização dessas traduções no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Sua tese de doutorado buscou verificar o papel da tradução, sob uma perspectiva desconstrutivista, no desenvolvimento linguístico, intercultural e crítico de professores de língua inglesa em sua formação inicial. Suas pesquisas e estudos envolvem Tradução e Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, Linguística Aplicada Crítica, Interculturalidade, Inglês para fins específicos (ESP), Formação de Professores.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

CARVALHO SANTOS, J.; PERTEL SABAINI DALBEN, T. O gênero textual-discursivo ‘História em Quadrinhos’ no ensino da língua inglesa. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 274–289, 2021. DOI: 10.35499/tl.v15i2.11551. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/11551. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS