O gênero textual-discursivo ‘História em Quadrinhos’ no ensino da língua inglesa

Authors

  • Jhonatan Carvalho Santos Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Tatiany Pertel Sabaini Dalben Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v15i2.11551

Abstract

Currently, English teachers face several challenges when it comes to the development of their students’ communicative competence. Issues such as public policies, planning and motivation are among the factors that lead to the failure of the process of teaching and learning this language in the Brazilian basic education. Having this context as a basis and research problem, this qualitative work, of bibliographic nature, has as main objective to discuss the advantages of using the discursive textual genre ‘Comics’ as didactic-pedagogical for the learning of this language that today has the status of lingua franca. As a result, we will present a planning proposal for a class with the use of this genre having ‘sustainability’ as main theme of discussion. Through the use of ‘comics’, we believe that in addition to the communicative competence in English, students can also develop their critical thinking.

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Author Biographies

Jhonatan Carvalho Santos, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestrando em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Tatiany Pertel Sabaini Dalben, Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC

Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2016), Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2008), Especialista em Ensino de língua inglesa pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES (2004). Possui Licenciatura Plena em Letras Português, Inglês e respectivas Literaturas - Faculdades Integradas Castelo Branco (2002). Professora Adjunta de língua inglesa vinculada ao Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) desde 2009. Coordenadora do Projeto Institucional English Teaching Assistants ? CAPES/FULBRIGHT/UESC. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Produção de Materiais Didáticos de Língua Inglesa para a Formação Inicial de Professores. Editora-chefe da Revista Cadernos de Aulas do LEA (C@LEA). Coordenou o Curso de Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas às Negociações Internacionais entre 2018 e 2019. Sua pesquisa de Mestrado buscou compreender as traduções de panfletos turísticos através da perspectiva desconstrutivista e analisá-las com base nos procedimentos técnicos da tradução e, finalmente, versar sobre a utilização dessas traduções no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa. Sua tese de doutorado buscou verificar o papel da tradução, sob uma perspectiva desconstrutivista, no desenvolvimento linguístico, intercultural e crítico de professores de língua inglesa em sua formação inicial. Suas pesquisas e estudos envolvem Tradução e Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras, Linguística Aplicada Crítica, Interculturalidade, Inglês para fins específicos (ESP), Formação de Professores.

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Published

2021-12-17

How to Cite

CARVALHO SANTOS, J.; PERTEL SABAINI DALBEN, T. O gênero textual-discursivo ‘História em Quadrinhos’ no ensino da língua inglesa. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 274–289, 2021. DOI: 10.35499/tl.v15i2.11551. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/11551. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS