Designação e reescritura em textos de divulgação científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v15i2.11527

Resumo

Este artigo objetiva analisar os processos de designação e reescritura no Texto de Divulgação Científica destinado ao público infantil a partir da Semântica da Enunciação, partindo da premissa de que o sentido dos enunciados está inserido no acontecimento da enunciação. Para isso, tomamos por base teórica Guimarães (2009, 2014, 2018), Machado (2019) e Silva (2019). Discutimos a proposta tomando como corpus Textos de Divulgação Científica retirados da versão online da revista Ciência Hoje das Crianças (CHC), nos quais analisamos os processos de designação e reescritura e o modo que atuam na construção dos sentidos dos enunciados. Diante disso, pudemos constatar que a designação e a reescritura estabelecem relações de sentido na construção dos textos permitindo aos interlocutores participarem do acontecimento enunciativo por meio da compreensão dos enunciados.

PALAVRAS-CHAVE: Semântica da Enunciação; Designação; Reescritura; Divulgação Científica.

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Biografia do Autor

Maria Elizete Melo de Oliveira, UFMA

Mestranda em Letras/Linguística – Linha de pesquisa Texto e Discurso. Programa de Pós-Graduação
em Letras de Bacabal. Bolsista FAPEMA.

Leonildes Lima Colaço Teixeira de Arêa Leão Leão, UFMA

Especialista e Mestranda em Letras. Universidade Federal do Maranhão, Programa de Pós-graduação
em Letras, campus III, Bacabal / Professora do Instituto Federal de Educação – Campus São João dos
Patos.

Paulo da Silva Lima Lima, UFMA

Doutor em Letras (Estudos Linguísticos)
Universidade Presbiteriana Mackenzie- UMP. Professor efetivo da Universade Federal do Maranhão-UFMA.

Referências

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

MELO DE OLIVEIRA, M. E.; LEÃO, L. L. C. T. de A. L.; LIMA, P. da S. L. Designação e reescritura em textos de divulgação científica. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 221–231, 2021. DOI: 10.35499/tl.v15i2.11527. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/11527. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS