A unidade e a diversidade no ensino de Língua Portuguesa

Auteurs-es

  • Silvia Rodrigues Vieira UNEB

DOI :

https://doi.org/10.35499/tl.v12i0.5563

Résumé

Considerando a abordagem da unidade e da diversidade no ensino da Língua Portuguesa, o presente artigo destaca duas prioridades: de um lado, a sistematização do comportamento de variedades consoante o continuumcompósito fala-escrita e monitoração estilística; de outro, o desenvolvimento de metodologias para a abordagem das regras variáveis em sala de aula. Quanto ao referido continuum, propõe o mapeamento de fenômenos morfossintáticos em diversos gêneros da fala e da escrita contemporâneas, detalhando o comportamento da alternância “ter-haver” existenciais. Trata-se de mapeamento fundamental para que as orientações didáticas quanto ao uso da língua reflitam as variedades efetivamente praticadas pelos falantes cultos do Português. No que se refere ao desenvolvimento de metodologias, com base na proposta de “três eixos para o ensino de gramática”, indicam-se trabalhos que demonstram ser possível a ampliação do repertório dos alunos em termos de variação e normas, seja no âmbito da produção, seja no da recepção/leitura. 

 

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Téléchargements

Publié-e

2019-05-09

Comment citer

VIEIRA, S. R. A unidade e a diversidade no ensino de Língua Portuguesa. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, p. 22–34, 2019. DOI: 10.35499/tl.v12i0.5563. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5563. Acesso em: 22 déc. 2024.

Numéro

Rubrique

NÚMERO ESPECIAL