A unidade e a diversidade no ensino de Língua Portuguesa

Autores/as

  • Silvia Rodrigues Vieira UNEB

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v12i0.5563

Resumen

Considerando a abordagem da unidade e da diversidade no ensino da Língua Portuguesa, o presente artigo destaca duas prioridades: de um lado, a sistematização do comportamento de variedades consoante o continuumcompósito fala-escrita e monitoração estilística; de outro, o desenvolvimento de metodologias para a abordagem das regras variáveis em sala de aula. Quanto ao referido continuum, propõe o mapeamento de fenômenos morfossintáticos em diversos gêneros da fala e da escrita contemporâneas, detalhando o comportamento da alternância “ter-haver” existenciais. Trata-se de mapeamento fundamental para que as orientações didáticas quanto ao uso da língua reflitam as variedades efetivamente praticadas pelos falantes cultos do Português. No que se refere ao desenvolvimento de metodologias, com base na proposta de “três eixos para o ensino de gramática”, indicam-se trabalhos que demonstram ser possível a ampliação do repertório dos alunos em termos de variação e normas, seja no âmbito da produção, seja no da recepção/leitura. 

 

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Publicado

2019-05-09

Cómo citar

VIEIRA, S. R. A unidade e a diversidade no ensino de Língua Portuguesa. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 12, p. 22–34, 2019. DOI: 10.35499/tl.v12i0.5563. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/5563. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

NÚMERO ESPECIAL