Otome games como literatura digital

Uma proposta de análise

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.35499/tl.v18i2.21700

Résumé

Neste artigo, elaboraremos uma proposta de encontro entre literatura digital e a categoria de jogos denominada otome games. O jogador encontra no otome game características como controles “simples”, personagens romanceáveis majoritariamente homens e heterossexuais, e com estilo de arte que imita mangá/anime. Para ilustrar esse exemplo, utilizamos o jogo Tengoku Struggle –Strayside–, da desenvolvedora Otomate, distribuído pela Aksys Games em 2024. Na obra, a personagem principal, Rin Enma, ao receber a missão de resgatar fugitivos do Inferno, precisa contar com a ajuda de quatro prisioneiros. É assim que ela desbloqueia as rotas para um provável romance com algum deles. É através deste jogo que cumpriremos nosso objeto principal: criar uma relação entre literatura digital e otome games, que será alcançado através dos nossos objetivos específicos: 1) fazer um levantamento do que é essa categoria de jogos; 2) fazer um breve histórico do que é literatura digital; 3) analisar a obra The Warp and Weft of Memory (2022), de Renée Turner, e o jogo, para comparar as características hipertextuais em ambos. Concluímos que é possível que a pesquisa em literatura digital em otome games gere trabalhos frutíferos eventualmente.

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Bibliographies de l'auteur-e

Eduarda Dorne Hepp, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Possui Licenciatura em Letras - Língua e Literaturas de Língua Inglesa (2020), pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT/Rondonópolis). 

Vinícius Carvalho Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutor e Mestre em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bacharel e Licenciado em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor Associado II do Departamento de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). Estágio pós-doutoral na Universidade de Nottingham (UoN), no Reino Unido.

Mariana Bolfarine, Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mariana Bolfarine é doutora pela Universidade de São Paulo (2015), com estágio doutoral na Universidade Nacional da Irlanda, Maynooth (2013-2014). Leciona na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR) e no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem (PPGEL) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). É pesquisadora e vice-coordenadora da Cátedra de Estudos Irlandeses W.B. Yeats (FFLCH-USP) e presidente da Associação Brasileira de Estudos Irlandeses (ABEI). Pesquisa literatura e diáspora e é especialista em Estudos Irlandeses, em especial na vida e obra do revolucionário irlandês Roger Casement.

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Publié-e

2024-12-31

Comment citer

DORNE HEPP, E.; CARVALHO PEREIRA, V.; BOLFARINE, M. Otome games como literatura digital: Uma proposta de análise. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 2, p. 155–171, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i2.21700. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/21700. Acesso em: 21 janv. 2025.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ TEMÁTICO