A Base Nacional Comum Curricular:

das políticas de currículo ao PNLD

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.20214

Mots-clés :

BNCC, Políticas de currículo, PNLD

Résumé

Após a homologação da BNCC, o sistema de ensino passou por inúmeras transformações, principalmente na atualização, no alinhamento e na transposição didática nos livros didáticos. Contudo, a elaboração e a implementação das diretrizes que o documento traz têm sofrido várias críticas. A partir do reconhecimento da importância da BNCC, independente de posicionamento, e considerando fundamental que essa discussão seja ampliada, propomos neste artigo fazer uma breve retrospectiva da sua concepção e implementação, articulação com as políticas de currículo assim como apontar reflexos no planejamento do livro didático.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Ravena Hernandes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestra em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB), possui graduação em LETRAS VERNÁCULAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS pela União Metropolitana de Educação e Cultura - UNIME(2012), PEDAGOGIA pela UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá (2020), ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL pela UNIJORGE- Universidade Jorge Amado (2014), graduanda ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (UNEB) 8 Semestre, ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL pela Estácio de Sá, professora tutora a distância da UNEAD UNEB da LIcenciatura de Educação Inclusiva Possui experiência na área de Letras (professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e Ensino Médio), Pedagogia, revisão textual e avaliação de exames em larga escala.

Valquiria Claudete Machado Borba, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduada em Letras/ Português/Inglês (PUCRS - 1996), especialista em Estudos Avançados em Língua Inglesa (PUCRS - 2002), mestre em Letras (PUCRS - 2005) e doutora em Letras e Linguística (UFAL- 2009). Líder do Grupo de Estudos em Educação e Linguagem - GEEL (Diretório Nacional CNPq). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Departamento de Educação - Campus I e vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS - Campus de Santo Antônio de Jesus). Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Linguística Aplicada à Educação. Áreas de interesse: psicolinguística, leitura, escritura, alfabetização, processos cognitivos, conexionismo, aquisição da linguagem, educação a distância, EJA, formação de professores

Références

BATISTA, A. G.; ROJO, R.; ZÚÑIGA, N. C. Produzindo livros didáticos em tempos de mudança (1999-2002). In: VAL, M. G. C.; MARCUSCHI, B. (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Recomendações para uma política pública de livros didáticos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001.

BRANCO, Emerson Pereira; BRANCO, Alessandra B. de Godoi; IWASSE, Lilian F. Alegâncio; ZANATTA, Shalimar Calegari. Uma visão crítica sobre a implantação da base nacional comum curricular em consonância com a reforma do ensino médio. Revista Debates em Educação. v. 10, n. 21, p. 47-70. maio/ago. 2018.

BRANDÃO, Diego R. O eixo da produção de textos e o texto como unidade de trabalho na BNCC e o seu desdobramento no DCRB e no DCRDD. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) – Departamento de Ciências Humanas I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular, Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf Acesso em: 10 jul 2021.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Acesso em: 10 jul. 2021.

BRASIL, 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. De 20 de Dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 10 jul. 2021.

BOMENY, Helena Maria Bousquet Bomeny. Constelação Capanema: intelectuais e políticas. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). Tese de Doutorado em Educação. São Paulo: PUC-SP, 2007.

CÓSSIO, M. de. F. Base Comum Nacional: uma discussão para além do currículo. Revista eCurriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, out./dez. 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KANASHIRO, Cintia Shukusawa. Livro didático de geografia: PNLD, materialidade e uso na sala de aula. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação). São Paulo: Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2008.

LEITE, M. S. Recontextualização e Transposição Didática: Introdução à Leitura de Basil Bernstein e Yves Chevallard. São Paulo: Junqueira & Marin, 2008.

NUNES, Maria Thétis. Ensino secundário e sociedade brasileira. São Cristóvão (SE): Editora da Universidade Federal de Sergipe, 1999.

OLIVEN, Arabela Campos. Histórico da educação superior no Brasil. In: SOARES, M. S. A. (Org.). A educação superior no Brasil. Porto Alegre: Unesco, 2002.

PAES, M. H. S. A década de 60: rebeldia, contestação e repressão política. São Paulo: Editora Ática, 1991.

PERRENOUD, PH. (1995). Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora (trad. en portugais de Métier d'élève et sens du travail scolaire. Paris : ESF, 1999.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. 23. ed. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 1999.

SANTOS, Marcos Bispo dos Santos. Didática da língua e linguística aplicada: duas perspectivas de construção de objetos de ensino. Fórum Linguístico. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2019v16n4p4229/42437 Acesso em: 10 jul. 2023.

SOUZA, José Wellisten Abreu; FERRAZ, Monica Mano Trindade; COSTA, Thomaz Mariano Correia da. A significação nos documentos parametrizadores nacionais: relação entre teorias e a prática nos livros didáticos. João Pessoa, PB: UFPB, 2014.

Téléchargements

Publié-e

2024-06-09

Comment citer

HERNANDES, R.; BORBA, V. C. M. A Base Nacional Comum Curricular:: das políticas de currículo ao PNLD. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 72–86, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.20214. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/20214. Acesso em: 16 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

DOSSIÊ TEMÁTICO