A Base Nacional Comum Curricular:

das políticas de currículo ao PNLD

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.20214

Palabras clave:

BNCC, Políticas de currículo, PNLD

Resumen

Após a homologação da BNCC, o sistema de ensino passou por inúmeras transformações, principalmente na atualização, no alinhamento e na transposição didática nos livros didáticos. Contudo, a elaboração e a implementação das diretrizes que o documento traz têm sofrido várias críticas. A partir do reconhecimento da importância da BNCC, independente de posicionamento, e considerando fundamental que essa discussão seja ampliada, propomos neste artigo fazer uma breve retrospectiva da sua concepção e implementação, articulação com as políticas de currículo assim como apontar reflexos no planejamento do livro didático.

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Biografía del autor/a

Ravena Hernandes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestra em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB), possui graduação em LETRAS VERNÁCULAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS pela União Metropolitana de Educação e Cultura - UNIME(2012), PEDAGOGIA pela UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá (2020), ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL pela UNIJORGE- Universidade Jorge Amado (2014), graduanda ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (UNEB) 8 Semestre, ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL pela Estácio de Sá, professora tutora a distância da UNEAD UNEB da LIcenciatura de Educação Inclusiva Possui experiência na área de Letras (professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e Ensino Médio), Pedagogia, revisão textual e avaliação de exames em larga escala.

Valquiria Claudete Machado Borba, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduada em Letras/ Português/Inglês (PUCRS - 1996), especialista em Estudos Avançados em Língua Inglesa (PUCRS - 2002), mestre em Letras (PUCRS - 2005) e doutora em Letras e Linguística (UFAL- 2009). Líder do Grupo de Estudos em Educação e Linguagem - GEEL (Diretório Nacional CNPq). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Departamento de Educação - Campus I e vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS - Campus de Santo Antônio de Jesus). Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Linguística Aplicada à Educação. Áreas de interesse: psicolinguística, leitura, escritura, alfabetização, processos cognitivos, conexionismo, aquisição da linguagem, educação a distância, EJA, formação de professores

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Publicado

2024-06-09

Cómo citar

HERNANDES, R.; BORBA, V. C. M. A Base Nacional Comum Curricular:: das políticas de currículo ao PNLD. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 72–86, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.20214. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/20214. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO