A Base Nacional Comum Curricular:

das políticas de currículo ao PNLD

Authors

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.20214

Keywords:

BNCC, Políticas de currículo, PNLD

Abstract

After the approval of the BNCC, the education system underwent numerous transformations, mainly in the updating, alignment and didactic transposition in textbooks. However, the development and implementation of the guidelines contained in the document have been subject to criticism. Based on the recognition of the importance of the BNCC, regardless of position, and considering essential that this discussion be expanded, we propose in this article to make a brief retrospective of its conception and implementation, articulation with curriculum policies as well as point out impacts on the planning of the textbook.

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Author Biographies

Ravena Hernandes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestra em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB), possui graduação em LETRAS VERNÁCULAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS pela União Metropolitana de Educação e Cultura - UNIME(2012), PEDAGOGIA pela UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá (2020), ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL pela UNIJORGE- Universidade Jorge Amado (2014), graduanda ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (UNEB) 8 Semestre, ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL pela Estácio de Sá, professora tutora a distância da UNEAD UNEB da LIcenciatura de Educação Inclusiva Possui experiência na área de Letras (professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e Ensino Médio), Pedagogia, revisão textual e avaliação de exames em larga escala.

Valquiria Claudete Machado Borba, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduada em Letras/ Português/Inglês (PUCRS - 1996), especialista em Estudos Avançados em Língua Inglesa (PUCRS - 2002), mestre em Letras (PUCRS - 2005) e doutora em Letras e Linguística (UFAL- 2009). Líder do Grupo de Estudos em Educação e Linguagem - GEEL (Diretório Nacional CNPq). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Departamento de Educação - Campus I e vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS - Campus de Santo Antônio de Jesus). Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Linguística Aplicada à Educação. Áreas de interesse: psicolinguística, leitura, escritura, alfabetização, processos cognitivos, conexionismo, aquisição da linguagem, educação a distância, EJA, formação de professores

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Published

2024-06-09

How to Cite

HERNANDES, R.; BORBA, V. C. M. A Base Nacional Comum Curricular:: das políticas de currículo ao PNLD. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 72–86, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.20214. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/20214. Acesso em: 21 dec. 2024.

Issue

Section

DOSSIÊ TEMÁTICO