A perda da espacialidade no romance A morte e o Meteoro, de Joca Reiners Terron
DOI :
https://doi.org/10.35499/tl.v15i2.12539Résumé
Este artigo tem por objetivo analisar questões acerca da perda da espacialidade na construção do enredo na obra A morte e o meteoro, de Joca Reiners Terron, escrito em 2019. Narrativa em quatro capítulos intitulados: Grande Mal; Apagar o sobrenome; Não morrer mais e Cosmogonia, nela é contada a história, que se passa em um futuro não muito distante do atual, em uma Amazônia destruída. E que nos é contado por um narrador, cujo nome não é apontado na obra. No decorrer da trama, os espaços e as ambientações são construídos de forma a levar o leitor a perceber que o extermínio total da tribo indígena dos kaajapukugi se deu por variados acontecimentos que se interligam. Para tal leitura tomamos por base, para além dos conceitos críticos e literários, relacionados à estética literária, também nos servirão como aporte estudos referentes ao espaço e a ambientação, tais como Lima Barreto e o espaço romanesco, de Osman Lins, Espaço e romance, de Antônio Dimas, entre outros.
Téléchargements
Références
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. Trad. Antonio de Pádua Danesi. 2ª edição. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
BARBOSA, Anna Carolyna. O espaço, o humano e o espetáculo na distopia pós-moderna de Jogos Vorazes. 2017 f.103. Dissertaçao de Mestrado em Letras – Faculdade de Letras. Universidade Federal de São João del-Rei, São João del-Rei. Disponível em: <https://www.ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/mestletras/Dissertac%CC%A7a%CC%83o%20Anna.pdf> Acesso em: 10 de agosto de 2020.
CARDOSO, João Batista. Teoria e prática de leitura, apreensão e produção de texto, 2001.
DIMAS, Antonio. Espaço e romance. São Paulo: Ática, 1987.
GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2004.
HAMON, Philippe; SALLENAVE, Daniele. Categorias da narrativa. Lisboa: Vega, 1976, p. 57-76.
LINS, Osman. Lima Barreto e o Espaço romanesco. São Paulo: Ed. Ática, 1978.
TERRON, Joca Reiners. A morte e o meteoro. São Paulo: Todavia, 2019.
PERRONE-MOISÉS, Leyla. Mutações da literatura no século XXI. São. Paulo: Companhia das Letras, 2016.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.