Oralidade, leitura e escrita: estratégias e aspectos cognitivos na práxis pedagógica

Auteurs-es

  • Valquiria Claudete Machado Borba Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI :

https://doi.org/10.35499/tl.v15i2.11513

Résumé

Este artigo tem por objetivo trazer reflexões baseadas em três propostas elaboradas por meio de sequências didáticas de mestrandas (hoje mestras) orientadas por nós no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, no Departamento de Ciências Humanas do Campus V da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, que auxiliaram no desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita de seus alunos. A partir da elaboração e aplicação das sequências didáticas, tendo como base uma perspectiva cognitiva, pontuamos fatores envolvidos na aprendizagem que foram observados e que são importantes para uma práxis mais significativa e eficaz.

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Biographie de l'auteur-e

Valquiria Claudete Machado Borba, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduada em Letras/ Português/Inglês (PUCRS - 1996), especialista em Estudos Avançados em Língua Inglesa (PUCRS - 2002), mestre em Letras (PUCRS - 2005) e doutora em Letras e Linguística (UFAL- 2009). Líder do Grupo de Estudos em Educação e Linguagem - GEEL (Diretório Nacional CNPq). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Departamento de Educação - Campus I e vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS - Campus de Santo Antônio de Jesus). Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Linguística Aplicada à Educação. Áreas de interesse: psicolinguística, leitura, escritura, alfabetização, processos cognitivos, conexionismo, aquisição da linguagem, educação a distância, EJA, formação de professores

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Publié-e

2021-12-17

Comment citer

BORBA, V. C. M. Oralidade, leitura e escrita: estratégias e aspectos cognitivos na práxis pedagógica. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 63–86, 2021. DOI: 10.35499/tl.v15i2.11513. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/11513. Acesso em: 23 déc. 2024.

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ARTIGOS