Orality, reading and writing: strategies and cognitive aspects in pedagogical praxis

Authors

  • Valquiria Claudete Machado Borba Universidade do Estado da Bahia - UNEB

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v15i2.11513

Abstract

This paper aims to bring reflections based on three proposals elaborated through didactic sequences of master's students (today masters) guided by us in the Professional Master's in Letters - PROFLETRAS, in the Department of Human Sciences at Campus V of the State University of Bahia - UNEB who helped in the development of their students' orality, reading and writing. From the elaboration and application of the didactic sequences, based on a cognitive perspective, we point out factors involved in learning that were observed and that are important for a more meaningful and effective praxis..

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Valquiria Claudete Machado Borba, Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Graduada em Letras/ Português/Inglês (PUCRS - 1996), especialista em Estudos Avançados em Língua Inglesa (PUCRS - 2002), mestre em Letras (PUCRS - 2005) e doutora em Letras e Linguística (UFAL- 2009). Líder do Grupo de Estudos em Educação e Linguagem - GEEL (Diretório Nacional CNPq). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Departamento de Educação - Campus I e vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS - Campus de Santo Antônio de Jesus). Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Linguística Aplicada à Educação. Áreas de interesse: psicolinguística, leitura, escritura, alfabetização, processos cognitivos, conexionismo, aquisição da linguagem, educação a distância, EJA, formação de professores

References

BORBA, V. C. M. Instrução e produção textual: um estudo com contos de assombração. Maceió: EDUFAL, 2013.

______. Cognição e ensino-aprendizagem: da teoria à prática. In: Gelne 40 anos [recurso eletrônico] : vivências teóricas e práticas nas pesquisas em linguística e literatura, volume 2 / organização Cleber Ataíde ... [et al.]. - 1. ed. - São Paulo : Pá de Palavra, 2018.

______. Cognição e aprendizagem na sala de aula: toda criança é única. Letras em Revista (ISSN 2318-1788), Teresina, v. 10, n. 01, jan./jun. 2019.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (Terceira Versão). Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf . Acesso em: 29 nov. 2020.

Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CHIELE, L. K. O modelo conexionista na interface da inteligência e do aprendizado da leitura. Letras de Hoje. V. 33, no. 2, p. 57-62. Porto Alegre: Edipucrs, 1998.

OLIVEIRA, R. da S. L. A reescrita no processo de construção textual. 2016. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2017.

VIANA, T. C. C. de S. Argumentação na oralidade: uma proposta de ensino a partir dos gêneros diálogo argumentativo e debate. 2017. 193f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2017.

SANTOS, E. R. dos. Conhecimento prévio e compreensão leitora: uma proposta pedagógica. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2013.

Published

2021-12-17

How to Cite

BORBA, V. C. M. Orality, reading and writing: strategies and cognitive aspects in pedagogical praxis. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 63–86, 2021. DOI: 10.35499/tl.v15i2.11513. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/11513. Acesso em: 17 jul. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS