Orality, reading and writing: strategies and cognitive aspects in pedagogical praxis
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v15i2.11513Abstract
This paper aims to bring reflections based on three proposals elaborated through didactic sequences of master's students (today masters) guided by us in the Professional Master's in Letters - PROFLETRAS, in the Department of Human Sciences at Campus V of the State University of Bahia - UNEB who helped in the development of their students' orality, reading and writing. From the elaboration and application of the didactic sequences, based on a cognitive perspective, we point out factors involved in learning that were observed and that are important for a more meaningful and effective praxis..
Downloads
References
______. Cognição e ensino-aprendizagem: da teoria à prática. In: Gelne 40 anos [recurso eletrônico] : vivências teóricas e práticas nas pesquisas em linguística e literatura, volume 2 / organização Cleber Ataíde ... [et al.]. - 1. ed. - São Paulo : Pá de Palavra, 2018.
______. Cognição e aprendizagem na sala de aula: toda criança é única. Letras em Revista (ISSN 2318-1788), Teresina, v. 10, n. 01, jan./jun. 2019.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (Terceira Versão). Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf . Acesso em: 29 nov. 2020.
Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CHIELE, L. K. O modelo conexionista na interface da inteligência e do aprendizado da leitura. Letras de Hoje. V. 33, no. 2, p. 57-62. Porto Alegre: Edipucrs, 1998.
OLIVEIRA, R. da S. L. A reescrita no processo de construção textual. 2016. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2017.
VIANA, T. C. C. de S. Argumentação na oralidade: uma proposta de ensino a partir dos gêneros diálogo argumentativo e debate. 2017. 193f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2017.
SANTOS, E. R. dos. Conhecimento prévio e compreensão leitora: uma proposta pedagógica. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.