A charge em sala de aula: práticas de letramento com vistas à criticidade dos estudantes

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DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v15i2.11412

Resumo

O presente artigo é um recorte de uma prática de letramento multimodal crítico, resultante de uma pesquisa de Mestrado, realizada com estudantes de 9º ano em uma instituição pública do Ceará. Neste trabalho, objetivamos analisar uma das etapas da prática de letramento, a qual tinha como foco a leitura de charges variadas sobre a seca no Nordeste. Para o embasamento teórico, utilizamos contribuições de Maringoni (1996), Romualdo (2000) e Miani (2012) para questões acerca do gênero discursivo charge e de Soares (1998), Kleiman (2005), Street (2012, 2014) e Rojo (2012) para letramentos. Alicerçada em uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), com abordagem qualitativa e interpretativa, nossa investigação constatou que a leitura das charges, amparada por aspectos multissemióticos, pôde colaborar para a compreensão (e possível desconstrução) da imagem caricata do nordestino no contexto da seca.

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Biografia do Autor

Adriana dos Santos Pereira, Universidade Estadual do Ceará

Professora de Língua Portuguesa da Secretaria de Educação (SEDUC/CE). Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (POSLA/UECE).

José Roberto Alves Barbosa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido
(UFERSA/Caraúbas), no Departamento de Linguagens e Ciências Humanas (DLCH). Doutor em Linguística pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

PEREIRA, A. dos S.; BARBOSA, J. R. A. . A charge em sala de aula: práticas de letramento com vistas à criticidade dos estudantes. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 136–151, 2021. DOI: 10.35499/tl.v15i2.11412. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/11412. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

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ARTIGOS