A charge em sala de aula: práticas de letramento com vistas à criticidade dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v15i2.11412Abstract
This article is an excerpt from a critical multimodal literacy practice, resulting from a Master’s research, conducted with 9th-grade students in a public institution in Ceará. In this work, we aimed to analyze one of the stages of literacy practice which focused on the reading of various cartoons about drought in Northeast. For the theoretical basis, we used contributions from Maringoni (1996), Romualdo (2000) and Miani (2012) for questions regarding the discursive genre of cartoons and Soares (1998), Kleiman (2005), Street (2012, 2014) and Rojo (2012) for literacies. Based on an action research (THIOLLENT, 2011), with qualitative and interpretative approach, the investigation found that the reading of cartoons, supported by multisemiotics aspects, could collaborate to the comprehension (and possible descontruction) of the peculiar image of people from the Northeast within the context of drought.
Downloads
References
ASA (Articulação Semiárido Brasileiro). É no semiárido que a vida pulsa. Disponível em: http://www.asabrasil.org.br/semiarido . Acesso em: 10 jul. 2016.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 52. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.
GUILLEN, A. Seca e migração no Nordeste: reflexões sobre o processo de banalização de sua dimensão histórica. Trabalhos para discussão. Pernambuco, n. 111, ago. 2001. Disponível em: https://periodicos.fundaj.gov.br/TPD/article/view/926/647. Acesso em: ago. 2016.
KATO, M. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. São Paulo: Ática, 1986.
KLEIMAN, A. B. Preciso “ensinar” o letramento? Não basta ensinar a ler e a escrever? Coleção linguagem e letramento em foco: linguagem nas séries iniciais. Ministério da Educação. Cefiel/IEL/UNICAMP, 2005.
KOCH, I.; VILLAÇA, E. V. M. Ler e compreender os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2014.
LIMA, H. História da caricatura no Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio, 1963.
MAGALHÃES, I. Letramento, intertextualidade e prática social crítica. In: MAGALHÃES, I. (Org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2012. p. 17-68.
MARINGONI, G. Humor da charge política no jornal. Comunicação & Educação. São Paulo, v.7, p. 85-91, set./dez. 1996. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/comueduc/article/view/36269/38989. Acesso em: 20 jan. 2016.
MIANI, R. A. Charge: uma prática discursiva e ideológica. 9ª Arte. São Paulo, v.1, n.1, p. 37-48, 2012. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/99622/98065. Acesso em: 27 fev. 2016.
RABAÇA, C. A.; BARBOSA, G. Dicionário de comunicação. Rio de Janeiro: Codecri, 1978.
ROJO, R. H. R. Diversidade cultural e de linguagens na escola. In: Multiletramentos na escola. ROJO, R. H. R.; MOURA, E. (Orgs.). São Paulo: Parábola Editorial, 2012. p. 11-31.
ROMUALDO, E. C. Charge jornalística: intertextualidade e polifonia. Maringá: EDUEM, 2000.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
STREET, B. Eventos de letramento e práticas de letramento: teoria e prática nos novos estudos do letramento. In: MAGALHÃES, I. (Org.). Discursos e práticas de letramento: pesquisa etnográfica e formação de professores. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2012. p. 69-92.
STREET, B. Letramentos sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Trad. Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Trad. do Grupo de Estudos sobre ideologia, comunicação e representações sociais da pós-graduação do Instituto de psicologia da PUCRS. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.