Gênero cordel: uma sequência didática como “troféu”
DOI :
https://doi.org/10.35499/tl.v15i2.11257Résumé
Resumo:
A necessidade de se trabalhar a escrita em sala de aula tomando como base os diversos gêneros textuais, coloca os professores diante da decisão de qual gênero levar para suas aulas de Língua Portuguesa. Assim sendo, pensando no aspecto da relevância cultural do cordel para o Nordeste, decidimos empreender um estudo sobre esse gênero. Nosso objetivo neste artigo é fazer um recorte de um estudo mais amplo com vistas a apresentar a análise de um trabalho com uma Sequência Didática. Dessa forma, apresentamos as etapas dessa sequência didática realizada numa turma de 9º ano de uma escola pública de Natal. Os resultados da análise nos mostram que se trata de um gênero fecundo para se trabalhar em nosso contexto, uma vez que instiga e motiva os alunos em seus processos de leitura e de escrita promovendo o desenvolvimento dessas habilidades.
Palavras-chave: Ensino de leitura e de escrita; Literatura de cordel; Sequência didática.
Téléchargements
Références
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
LOPES-ROSSI, M. A. G. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. In.: KARWOSKY, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola, 2011.
MARINHO, A. C.; PINHEIRO, H. O cordel no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Trabalhando com... na escola).
SILVA, G. F. (Org.). 100 histórias de cordéis segundo a Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Mossoró: Queima Bucha, 2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.