Ensinar gêneros textuais ou desenvolver competências de linguagem?

Dois modelos para o ensino da produção de textos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.20328

Palabras clave:

Didática de línguas, Gêneros textuais e ensino, Pedagogias das competências

Resumen

Neste texto, questionamos se a aprendizagem de gêneros é condição suficiente para o desenvolvimento de capacidades de linguagem, hipótese assumida pelo ISD, e confrontamos essa abordagem com a teoria didática da BNCC para o ensino de Língua Portuguesa, na qual a produção de textos desempenha papel fundamental no desenvolvimento de competências para a vida social. Para isso, selecionamos as seguintes categorias analíticas: objetivos do ensino, seleção e progressão das aprendizagens, metodologias de ensino e avaliação. As análises evidenciaram a existência de incompatibilidades teóricas entre as duas perspectivas, mas também de compatibilidades e possibilidades de aproximação entre os dois modelos.

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Biografía del autor/a

Marcos Bispo, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Docente na Universidade do Estado da Bahia, Colegiado de Letras Campus II – Alagoinhas. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Letras – UNEB – Campus V. Líder do Grupo de Estudos sobre Formação de Professores Profissionais – FORPPROF.

 

Fernanda Maria Almeida dos Santos, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Professora Associada I de Língua Portuguesa do Instituto de Letras da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Área de Língua Portuguesa. Docente do Mestrado Profissional em Letras (Profletras/UFBA). É doutora em Língua e Cultura e mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA e Graduada em Letras Vernáculas pela Universidade do Estado da Bahia/ Campus V.

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Publicado

2024-06-09

Cómo citar

BISPO, M.; SANTOS, F. M. A. dos. Ensinar gêneros textuais ou desenvolver competências de linguagem? Dois modelos para o ensino da produção de textos. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 87–105, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.20328. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/20328. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

DOSSIÊ TEMÁTICO