Ensinar gêneros textuais ou desenvolver competências de linguagem?
Dois modelos para o ensino da produção de textos
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.20328Palavras-chave:
Didática de línguas, Gêneros textuais e ensino, Pedagogias das competênciasResumo
Neste texto, questionamos se a aprendizagem de gêneros é condição suficiente para o desenvolvimento de capacidades de linguagem, hipótese assumida pelo ISD, e confrontamos essa abordagem com a teoria didática da BNCC para o ensino de Língua Portuguesa, na qual a produção de textos desempenha papel fundamental no desenvolvimento de competências para a vida social. Para isso, selecionamos as seguintes categorias analíticas: objetivos do ensino, seleção e progressão das aprendizagens, metodologias de ensino e avaliação. As análises evidenciaram a existência de incompatibilidades teóricas entre as duas perspectivas, mas também de compatibilidades e possibilidades de aproximação entre os dois modelos.
Downloads
Referências
ADAM, J.-M. A linguística textual: introdução à análise textual dos discursos. Tradução de Luís Passegi et al. São Paulo: Cortez, 2008.
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016.
BRANDÃO, H. N. (Org.). Gêneros do discurso na escola. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRONCKART, J-P.; DOLZ, J. A noção de competência: qual é sua pertinência para o estudo da aprendizagem das ações de linguagem. In: DOLZ, J.; OLLAGNIER, E. (Org.). O enigma da competência em educação. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 29-46.
BRONCKART, J.-P. Atividade de linguagem, textos e discursos: por um interacionismo sociodiscursivo. 2. ed. Tradução de Anna Rachel Machado e Péricles Cunha. São Paulo: EDUC, 2012.
CHARAUDEAU, P. Linguagem e discurso: modos de organização. Tradução de Ângela M. S. Correia et al. São Paulo: Contexto, 2008.
COLL, C.; MARTÍN, E. Aprender conteúdos e desenvolver capacidades. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed Editora, 2004.
COLL, C. (Org.). Psicologia do ensino. Tradução de Cristina Maria de Oliveira. Porto Alegre: Artmed, 2008.
DE PIETRO, J.-F.; SCHNEUWLY, B. O modelo didático de gênero: um conceito da engenharia didática. In: NASCIMENTO, E. L. Gêneros textuais: da didática das línguas aos objetos de ensino. 2. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2014, p. 50-82.
DOLZ, J.; OLLAGNIER, E. O enigma da competência em educação. Tradução de Cláudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2004.
DOLZ, J.; SCHNEUWLY, B. Gêneros e progressão em expressão oral e escrita: elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In: ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 41-70.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 95-128.
ERARD, S.; SCHNEUWLY, B. La didactique de l’oral : savoirs ou compétences ?. In : BRONCKART, J.-P. ; BULEA, E. ; POULIOT, M. (Org.). Repenser l’enseignement des langues : Comment identifier et exploiter les compétences ? Villeneuve d'Ascq : Presses universitaires du Septentrion, 2005, p. 69-98.
KARWOSKI, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
KUHN, Thomas S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2009.
MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. Tradução de Sírio Possenti. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.
MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTTA-ROTH, D. (Org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
PERRENOUD, P. Desenvolver competências ou ensinar saberes? A escola que prepara para a vida. Tradução de Laura Solange Pereira. Porto Alegre: Penso, 2013.
ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004.
SANTOS, M. B. Didática da língua e linguística aplicada: duas perspectivas de construção de objetos de ensino. Fórum Linguístico, Florianópolis, v. 16, n. 4, p. 4229-4249, dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2019v16n4p4229. Acesso em: 02 mai. 2024.
SCHNEUWLY, B. Gêneros e tipos de discurso: considerações psicológicas e ontogenéticas. In: ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. (Org.). Gêneros orais e escritos na escola. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2004, p. 21-40.
ZABALA, A.; ARNAU, L. Como aprender e ensinar competências. Tradução de Carlos Henrique Lucas Lima. Porto Alegre: Artmed, 2010.
ZABALA, A.; ARNAU, L. Métodos para ensinar competências. Tradução de Grasielly Hanke Angeli. Porto Alegre: Penso, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.