A Base Nacional Comum Curricular:

das políticas de currículo ao PNLD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.20214

Palavras-chave:

BNCC, Políticas de currículo, PNLD

Resumo

Após a homologação da BNCC, o sistema de ensino passou por inúmeras transformações, principalmente na atualização, no alinhamento e na transposição didática nos livros didáticos. Contudo, a elaboração e a implementação das diretrizes que o documento traz têm sofrido várias críticas. A partir do reconhecimento da importância da BNCC, independente de posicionamento, e considerando fundamental que essa discussão seja ampliada, propomos neste artigo fazer uma breve retrospectiva da sua concepção e implementação, articulação com as políticas de currículo assim como apontar reflexos no planejamento do livro didático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ravena Hernandes, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Mestra em Estudo de Linguagens (PPGEL/UNEB), possui graduação em LETRAS VERNÁCULAS COM HABILITAÇÃO EM INGLÊS pela União Metropolitana de Educação e Cultura - UNIME(2012), PEDAGOGIA pela UNICESUMAR - Centro Universitário de Maringá (2020), ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL pela UNIJORGE- Universidade Jorge Amado (2014), graduanda ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (UNEB) 8 Semestre, ESPECIALIZAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL pela Estácio de Sá, professora tutora a distância da UNEAD UNEB da LIcenciatura de Educação Inclusiva Possui experiência na área de Letras (professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e Ensino Médio), Pedagogia, revisão textual e avaliação de exames em larga escala.

Valquiria Claudete Machado Borba, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Graduada em Letras/ Português/Inglês (PUCRS - 1996), especialista em Estudos Avançados em Língua Inglesa (PUCRS - 2002), mestre em Letras (PUCRS - 2005) e doutora em Letras e Linguística (UFAL- 2009). Líder do Grupo de Estudos em Educação e Linguagem - GEEL (Diretório Nacional CNPq). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Departamento de Educação - Campus I e vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS - Campus de Santo Antônio de Jesus). Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Linguística Aplicada à Educação. Áreas de interesse: psicolinguística, leitura, escritura, alfabetização, processos cognitivos, conexionismo, aquisição da linguagem, educação a distância, EJA, formação de professores

Referências

BATISTA, A. G.; ROJO, R.; ZÚÑIGA, N. C. Produzindo livros didáticos em tempos de mudança (1999-2002). In: VAL, M. G. C.; MARCUSCHI, B. (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Recomendações para uma política pública de livros didáticos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001.

BRANCO, Emerson Pereira; BRANCO, Alessandra B. de Godoi; IWASSE, Lilian F. Alegâncio; ZANATTA, Shalimar Calegari. Uma visão crítica sobre a implantação da base nacional comum curricular em consonância com a reforma do ensino médio. Revista Debates em Educação. v. 10, n. 21, p. 47-70. maio/ago. 2018.

BRANDÃO, Diego R. O eixo da produção de textos e o texto como unidade de trabalho na BNCC e o seu desdobramento no DCRB e no DCRDD. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) – Departamento de Ciências Humanas I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022.

BRASIL, Base Nacional Comum Curricular, Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf Acesso em: 10 jul 2021.

BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Acesso em: 10 jul. 2021.

BRASIL, 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. De 20 de Dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 10 jul. 2021.

BOMENY, Helena Maria Bousquet Bomeny. Constelação Capanema: intelectuais e políticas. Rio de Janeiro: FGV, 2000.

CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). Tese de Doutorado em Educação. São Paulo: PUC-SP, 2007.

CÓSSIO, M. de. F. Base Comum Nacional: uma discussão para além do currículo. Revista eCurriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, out./dez. 2014.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

KANASHIRO, Cintia Shukusawa. Livro didático de geografia: PNLD, materialidade e uso na sala de aula. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação). São Paulo: Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2008.

LEITE, M. S. Recontextualização e Transposição Didática: Introdução à Leitura de Basil Bernstein e Yves Chevallard. São Paulo: Junqueira & Marin, 2008.

NUNES, Maria Thétis. Ensino secundário e sociedade brasileira. São Cristóvão (SE): Editora da Universidade Federal de Sergipe, 1999.

OLIVEN, Arabela Campos. Histórico da educação superior no Brasil. In: SOARES, M. S. A. (Org.). A educação superior no Brasil. Porto Alegre: Unesco, 2002.

PAES, M. H. S. A década de 60: rebeldia, contestação e repressão política. São Paulo: Editora Ática, 1991.

PERRENOUD, PH. (1995). Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora (trad. en portugais de Métier d'élève et sens du travail scolaire. Paris : ESF, 1999.

ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. 23. ed. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 1999.

SANTOS, Marcos Bispo dos Santos. Didática da língua e linguística aplicada: duas perspectivas de construção de objetos de ensino. Fórum Linguístico. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2019v16n4p4229/42437 Acesso em: 10 jul. 2023.

SOUZA, José Wellisten Abreu; FERRAZ, Monica Mano Trindade; COSTA, Thomaz Mariano Correia da. A significação nos documentos parametrizadores nacionais: relação entre teorias e a prática nos livros didáticos. João Pessoa, PB: UFPB, 2014.

Downloads

Publicado

2024-06-09

Como Citar

HERNANDES, R.; BORBA, V. C. M. A Base Nacional Comum Curricular:: das políticas de currículo ao PNLD. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 18, n. 1, p. 72–86, 2024. DOI: 10.35499/tl.v18i1.20214. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/20214. Acesso em: 19 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ TEMÁTICO