A Base Nacional Comum Curricular:
das políticas de currículo ao PNLD
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v18i1.20214Palavras-chave:
BNCC, Políticas de currículo, PNLDResumo
Após a homologação da BNCC, o sistema de ensino passou por inúmeras transformações, principalmente na atualização, no alinhamento e na transposição didática nos livros didáticos. Contudo, a elaboração e a implementação das diretrizes que o documento traz têm sofrido várias críticas. A partir do reconhecimento da importância da BNCC, independente de posicionamento, e considerando fundamental que essa discussão seja ampliada, propomos neste artigo fazer uma breve retrospectiva da sua concepção e implementação, articulação com as políticas de currículo assim como apontar reflexos no planejamento do livro didático.
Downloads
Referências
BATISTA, A. G.; ROJO, R.; ZÚÑIGA, N. C. Produzindo livros didáticos em tempos de mudança (1999-2002). In: VAL, M. G. C.; MARCUSCHI, B. (Orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento e cidadania. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Recomendações para uma política pública de livros didáticos. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2001.
BRANCO, Emerson Pereira; BRANCO, Alessandra B. de Godoi; IWASSE, Lilian F. Alegâncio; ZANATTA, Shalimar Calegari. Uma visão crítica sobre a implantação da base nacional comum curricular em consonância com a reforma do ensino médio. Revista Debates em Educação. v. 10, n. 21, p. 47-70. maio/ago. 2018.
BRANDÃO, Diego R. O eixo da produção de textos e o texto como unidade de trabalho na BNCC e o seu desdobramento no DCRB e no DCRDD. 2022. 128f. Dissertação (Mestrado em Estudo de Linguagens) – Departamento de Ciências Humanas I, Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2022.
BRASIL, Base Nacional Comum Curricular, Brasília: MEC/SEB, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/02/bncc-20dez-site.pdf Acesso em: 10 jul 2021.
BRASIL, Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm Acesso em: 10 jul. 2021.
BRASIL, 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. De 20 de Dezembro de 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 10 jul. 2021.
BOMENY, Helena Maria Bousquet Bomeny. Constelação Capanema: intelectuais e políticas. Rio de Janeiro: FGV, 2000.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). Tese de Doutorado em Educação. São Paulo: PUC-SP, 2007.
CÓSSIO, M. de. F. Base Comum Nacional: uma discussão para além do currículo. Revista eCurriculum, São Paulo, v. 12, n. 03, out./dez. 2014.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
KANASHIRO, Cintia Shukusawa. Livro didático de geografia: PNLD, materialidade e uso na sala de aula. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação). São Paulo: Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, 2008.
LEITE, M. S. Recontextualização e Transposição Didática: Introdução à Leitura de Basil Bernstein e Yves Chevallard. São Paulo: Junqueira & Marin, 2008.
NUNES, Maria Thétis. Ensino secundário e sociedade brasileira. São Cristóvão (SE): Editora da Universidade Federal de Sergipe, 1999.
OLIVEN, Arabela Campos. Histórico da educação superior no Brasil. In: SOARES, M. S. A. (Org.). A educação superior no Brasil. Porto Alegre: Unesco, 2002.
PAES, M. H. S. A década de 60: rebeldia, contestação e repressão política. São Paulo: Editora Ática, 1991.
PERRENOUD, PH. (1995). Ofício de aluno e sentido do trabalho escolar. Porto: Porto Editora (trad. en portugais de Métier d'élève et sens du travail scolaire. Paris : ESF, 1999.
ROMANELLI, Otaíza de Oliveira. História da educação no Brasil. 23. ed. Petrópolis (RJ): Editora Vozes, 1999.
SANTOS, Marcos Bispo dos Santos. Didática da língua e linguística aplicada: duas perspectivas de construção de objetos de ensino. Fórum Linguístico. 2019. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/forum/article/view/1984-8412.2019v16n4p4229/42437 Acesso em: 10 jul. 2023.
SOUZA, José Wellisten Abreu; FERRAZ, Monica Mano Trindade; COSTA, Thomaz Mariano Correia da. A significação nos documentos parametrizadores nacionais: relação entre teorias e a prática nos livros didáticos. João Pessoa, PB: UFPB, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autor(es) conservam os direitos de autor e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite a partilha do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.