A representação do acusativo anafórico de terceira pessoa em contexto escolar: diagnose e proposta

Autores

  • Monique Débora Alves de Oliveira Lima Universidade Federal do Rio de Janeiro e Colégio Pedro II

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v15i2.11558

Resumo

Neste artigo, apresenta-se uma análise diagnóstica realizada acerca da retomada do acusativo anafórico, em redações de alunos do 6º e 9º anos do Ensino Fundamental de uma escola de rede municipal de ensino do Rio de Janeiro. Ancorada na Sociolinguística Variacionista (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006 [1968]; LABOV, 2008 [1972]), a investigação parte do pressuposto de que a língua é variável e há, portanto, formas distintas com mesmo valor representacional para expressar o acusativo anafórico de terceira pessoa. A partir da análise diagnóstica realizada, propôs-se um material didático destinado a alunos do 9º em diante, que se prestasse ao ensino de pronomes – dentre os quais as estratégias de retomada do acusativo anafórico de terceira pessoa – no âmbito escolar. Para a elaboração do material didático, tomou-se como base a proposta de Ensino de Gramática em Três Eixos de VIEIRA (2017). A investigação ora desenvolvida busca contribuir tanto com as reflexões sobre o ensino de Língua Portuguesa quanto com efetivas propostas para ensino de fenômenos variáveis.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

LIMA, M. D. A. de O. A representação do acusativo anafórico de terceira pessoa em contexto escolar: diagnose e proposta . Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 87–107, 2021. DOI: 10.35499/tl.v15i2.11558. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/11558. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS