Oralidade, leitura e escrita: estratégias e aspectos cognitivos na práxis pedagógica

  • Valquiria Claudete Machado Borba Universidade do Estado da Bahia - UNEB

Resumo

Este artigo tem por objetivo trazer reflexões baseadas em três propostas elaboradas por meio de sequências didáticas de mestrandas (hoje mestras) orientadas por nós no Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, no Departamento de Ciências Humanas do Campus V da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, que auxiliaram no desenvolvimento da oralidade, da leitura e da escrita de seus alunos. A partir da elaboração e aplicação das sequências didáticas, tendo como base uma perspectiva cognitiva, pontuamos fatores envolvidos na aprendizagem que foram observados e que são importantes para uma práxis mais significativa e eficaz.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valquiria Claudete Machado Borba, Universidade do Estado da Bahia - UNEB
Graduada em Letras/ Português/Inglês (PUCRS - 1996), especialista em Estudos Avançados em Língua Inglesa (PUCRS - 2002), mestre em Letras (PUCRS - 2005) e doutora em Letras e Linguística (UFAL- 2009). Líder do Grupo de Estudos em Educação e Linguagem - GEEL (Diretório Nacional CNPq). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia - UNEB no Departamento de Educação - Campus I e vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS - Campus de Santo Antônio de Jesus). Tem experiência na área de Letras e Pedagogia, com ênfase em Linguística Aplicada à Educação. Áreas de interesse: psicolinguística, leitura, escritura, alfabetização, processos cognitivos, conexionismo, aquisição da linguagem, educação a distância, EJA, formação de professores

Referências

BORBA, V. C. M. Instrução e produção textual: um estudo com contos de assombração. Maceió: EDUFAL, 2013.

______. Cognição e ensino-aprendizagem: da teoria à prática. In: Gelne 40 anos [recurso eletrônico] : vivências teóricas e práticas nas pesquisas em linguística e literatura, volume 2 / organização Cleber Ataíde ... [et al.]. - 1. ed. - São Paulo : Pá de Palavra, 2018.

______. Cognição e aprendizagem na sala de aula: toda criança é única. Letras em Revista (ISSN 2318-1788), Teresina, v. 10, n. 01, jan./jun. 2019.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (Terceira Versão). Ministério da Educação, Brasília, DF: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf . Acesso em: 29 nov. 2020.

Brasil, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: língua portuguesa/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CHIELE, L. K. O modelo conexionista na interface da inteligência e do aprendizado da leitura. Letras de Hoje. V. 33, no. 2, p. 57-62. Porto Alegre: Edipucrs, 1998.

OLIVEIRA, R. da S. L. A reescrita no processo de construção textual. 2016. 151f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2017.

VIANA, T. C. C. de S. Argumentação na oralidade: uma proposta de ensino a partir dos gêneros diálogo argumentativo e debate. 2017. 193f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2017.

SANTOS, E. R. dos. Conhecimento prévio e compreensão leitora: uma proposta pedagógica. 131f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade do Estado da Bahia, Santo Antônio de Jesus, 2013.
Publicado
2021-12-17
Métricas
  • Visualizações do Artigo 126
  • PDF downloads: 86
Seção
ARTIGOS