A charge em sala de aula: práticas de letramento com vistas à criticidade dos estudantes
DOI:
https://doi.org/10.35499/tl.v15i2.11412Resumo
O presente artigo é um recorte de uma prática de letramento multimodal crítico, resultante de uma pesquisa de Mestrado, realizada com estudantes de 9º ano em uma instituição pública do Ceará. Neste trabalho, objetivamos analisar uma das etapas da prática de letramento, a qual tinha como foco a leitura de charges variadas sobre a seca no Nordeste. Para o embasamento teórico, utilizamos contribuições de Maringoni (1996), Romualdo (2000) e Miani (2012) para questões acerca do gênero discursivo charge e de Soares (1998), Kleiman (2005), Street (2012, 2014) e Rojo (2012) para letramentos. Alicerçada em uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 2011), com abordagem qualitativa e interpretativa, nossa investigação constatou que a leitura das charges, amparada por aspectos multissemióticos, pôde colaborar para a compreensão (e possível desconstrução) da imagem caricata do nordestino no contexto da seca.
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