Gênero cordel: uma sequência didática como “troféu”

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35499/tl.v15i2.11257

Resumo

Resumo:

A necessidade de se trabalhar a escrita em sala de aula tomando como base os diversos gêneros textuais, coloca os professores diante da decisão de qual gênero levar para suas aulas de Língua Portuguesa. Assim sendo, pensando no aspecto da relevância cultural do cordel para o Nordeste, decidimos empreender um estudo sobre esse gênero. Nosso objetivo neste artigo é fazer um recorte de um estudo mais amplo com vistas a apresentar a análise de um trabalho com uma Sequência Didática.  Dessa forma, apresentamos as etapas dessa sequência didática realizada numa turma de 9º ano de uma escola pública de Natal. Os resultados da análise nos mostram que se trata de um gênero fecundo para se trabalhar em nosso contexto, uma vez que instiga e motiva os alunos em seus processos de leitura e de escrita promovendo o desenvolvimento dessas habilidades.

Palavras-chave: Ensino de leitura e de escrita; Literatura de cordel; Sequência didática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ladmires Luiz Gomes de Carvalho, Escola Estadual Professor José Fernandes Machado em Natal/RN.

Possui graduação em Letras - Língua Portuguesa e Inglesa e em Literaturas Brasileira, Portuguesa e Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Possui Mestrado em Letras pelo PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS - PROFLETRAS NATAL/RN. Especialização em Literatura e Ensino pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte e Especialização em Mídias da Educação pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte. Atua há 30 anos em sala de aula como professor de Língua Portuguesa na Educação Básica (Ensino Fundamental e Médio). É funcionário público do Estado do Rio Grande do Norte e exerce as suas funções, atualmente, na Escola Estadual Professor José Fernandes Machado em Natal/RN. 

Andréa Jane da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte-UERN

A professora Andréa Jane, tem formação em Letra, português e inglês. Possui mestrado em Linguística Aplicada e Doutorado em Educação pela UFRN. Atualmente, é professora do Curso de Ciência e Tecnologia da UERN no Campus de Natal. Desde o ingresso no doutorado tem se dedicado aos estudos sobre Formação Docente.

Maria Fabiana Medeiros de Holanda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestra em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem (UFRN - 2017). Especialização em Leitura e Produção de Textos (UFRN - 2014). Graduada em Letras/Língua Portuguesa (UFRN - 2012). Tem trabalhos vinculados a área de Linguística Aplicada, ensino de língua materna com concepções de Linguagem inspirada nas teorias bakhtinianas, especificamente, a de gêneros discursivos. Atuou como professora substituta da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, departamento de Letras/CERES/DLC - ministrando disciplina na área de literatura e linguística e no departamento de Educação (CERES/DEDUC/Caicó), ministrando disciplina de estágio supervisionado, Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Leitura e Produção de Texto. 

Referências

ANTUNES, I. Aula de Português – encontro e interações. São Paulo: Parábola, 2003.
DOLZ, J.; NOVERRAZ, M.; SCHNEUWLY, B. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B.; DOLZ, J. Gêneros orais e escritos na escola. Tradução de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado das Letras, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2006.
LOPES-ROSSI, M. A. G. Gêneros discursivos no ensino de leitura e produção de textos. In.: KARWOSKY, A. M.; GAYDECZKA, B.; BRITO, K. S. (Org.). Gêneros Textuais: reflexões e ensino. São Paulo: Parábola, 2011.
MARINHO, A. C.; PINHEIRO, H. O cordel no cotidiano escolar. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Trabalhando com... na escola).
SILVA, G. F. (Org.). 100 histórias de cordéis segundo a Academia Brasileira de Literatura de Cordel. Mossoró: Queima Bucha, 2008.

Downloads

Publicado

2021-12-22

Como Citar

CARVALHO, L. L. G. de; SILVA, A. J. da .; HOLANDA, M. F. M. de . Gênero cordel: uma sequência didática como “troféu”. Tabuleiro de Letras, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 323–334, 2021. DOI: 10.35499/tl.v15i2.11257. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/tabuleirodeletras/article/view/11257. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGOS