O EFEITO DA FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL NO ENVELHECIMENTO FACIAL CUTÂNEO: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
Resumo
Introdução: Mediante o progresso do processo de envelhecimento, a pele dos indivíduos tende a ficarem flácidas, sem elasticidade, com a tonicidade diminuída e a sua estrutura fisiológica e anatômica é prejudicada. Com isso, muitos idosos tendem a ter uma baixa da qualidade de vida, principalmente por manifestarem uma baixa na autoestima. Com isso, a Fisioterapia Dermatofuncional possui forte atuação dentro deste contexto, contando com diversos recursos, abordagens e conhecimentos relacionados a este cenário. Objetivo: Identificar o efeito que a Fisioterapia dermatofuncional no envelhecimento facial cutâneo. Metodologia: Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, de abordagem descritiva. Utilizando as técnicas indicadas pela PICO e também de acordo com as diretrizes metodológicas da PRISMA. Foram usadas as bases de dados da Scielo, PubMed e PEDro. Tendo como critérios de inclusão: artigos científicos de dados primários, que abordassem sobre saúde ou doença mental de pessoas idosas no contexto da pandemia da covid-19. Enquanto que os critérios de exclusão foram: artigos que não disponibilizaram dados suficientes para análise e sumarização das informações, trabalhos científicos apresentados em congressos e artigos duplicados. Resultados e discussões: Os efeitos positivos da Fisioterapia Dermatofuncional são justificados nas evidências científicas que embasam e consolidam seu mais amplo arsenal de abordagens, técnicas, recursos e equipamentos nos mais variados tratamentos acerca da pele da face, tanto em crianças, jovens, adultos e idosos. Visto isso, observa-se que a pele do indivíduo pode refletir muito em seu bem-estar e qualidade de vida, de modo que a fisioterapia possui muitas ferramentas que podem possibilitar e alcançar bons resultados, sem que necessariamente haja a influência de recursos invasivos ou cirúrgicos. Considerações Finais: O efeito da fisioterapia dermatofuncional é de extrema importância na qualidade de vida dos idosos, essencialmente no que concerne a melhora da autoestima e da autopercepção física, acarretando desse modo, efeitos positivos que embasam a prática dessa vertente da fisioterapia, tendo como principais recursos aplicados ao envelhecimento facial cutâneo: a radiofrequência, microcorrente, alta frequência, eletrolifting e carboxiterapia como os principais recursos fisioterapêuticos que lidam diretamente com as disfunções da pele em idosos.
Palavras-Chaves: Idoso; Pele; Fisioterapia; Qualidade de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.