ASSISTÊNCIA AO PRÉ NATAL: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA SIFILIS: UM ESTUDO TRANSVERSAL

Resumo

Introdução: A sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) também pode ser adquirida na gestação, considerando um grave problema de saúde pública, pelo fato de ser uma infecção que pode ser transmitida ao feto, e que vem a provocar múltiplos desfechos adversos durante a gravidez, tornando um risco de 4,5 vezes maior, quando comparados a gestantes de baixo risco. Objetivo: Identificar como estão sendo realizados os diagnósticos e os tratamentos ofertados a gestantes que possuem sífilis gestacional e o seu acompanhamento do pré-natal, na atenção primária de saúde do munícipio de Sobrado-PB. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, exploratório e descritivo, realizado nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município de Sobrado-PB, foram eleitos como objeto de estudos os prontuários de mulheres gestantes que realizaram o pré-natal nas UBS neste município, incluídos os prontuários de gestantes que fizeram e obtiveram o resultado positivo do teste rápido para sífilis e/ou VDRL entre os anos de 2017 a junho de 2020 que estavam registrado no SINAN. A coleta de dado decorreu por meio de três questionários, sendo sociodemográficos, dados gineco-obstétricos e histórico da sífilis. Resultados: Maior parte das mulheres possuíam mais de 30 anos e em sua maioria já possuíam um filho, como também realizaram mais de 6 consultas pré-natais, e mais fizeram mais de uma vez o exame de VDRL. Discussão: É visto que o exame VDRL é mais utilizado, seguido do FTA-ABS, contudo a uma precaução diante desses mecanismos de diagnostico, já que por sua vez pode dar falso-positivo em casos de a gestante não ter realizado o tratamento corretamente. Além disso, o tratamento deve ser realizado tanto na gestante quanto no seu parceiro. Conclusão: Maior parte dos prontuários das gestantes da pesquisa fizeram o pré-natal de acordo como é preconizado pelo Ministério da Saúde, e seguindo o quadro de seguimento para diagnóstico e tratamento da sífilis, exceto pelo exame FTA-ABS, que mostrou um número baixo de realização.

 

Palavras-chave: Pré-Natal; Sífilis; Diagnóstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Allanna Stephany Cordeiro de Oliveira, Centro Universitário Uninassau - João Pessoa, PB.

Enfermeira pelo Centro Universitário Uninassau.

Weslley Barbosa Sales, Centro Universitário Maurício de Nassau

Fisioterapeuta formado pelo Centro Universitário Uninassau de João Pessoa - Paraíba, Brasil.

Rayza Brenda Tomaz Barbosa da Silva, Centro Universitário Maurício de Nassau

Fisioterapeuta pelo Centro Universitário Uninassau de João Pessoa, PB.

Allan Batista Silva, Centro Universitário Maurício de Nassau

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (2010-2015), Pós-graduação (lato sensu) em Enfermagem Oncológica pela Universidade Cândido Mendes (2016-2017) e, atualmente, Mestrando em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba (2017- atual), com bolsa pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES (2017-atual). Membro do Grupo de Estudos Clínicos e Epidemiológicos em Doenças Infecciosas e Parasitárias (2018-atual).

Shirley Antas de Lima

Possui graduação em enfermagem pelo Centro Universitário de João Pessoa (2010); graduação em Administração Hospitalar pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba (2003). 

Janine Greyce Martins de França, Centro Universitário Maurício de Nassau

Graduando em Enfermagem pelo Centro Universitário Uninassau João Pessoa, Pb.

Publicado
2022-01-14
Métricas
  • Visualizações do Artigo 84
  • PDF downloads: 50
Como Citar
Cordeiro de Oliveira, A. S., Sales, W. B., Barbosa da Silva, R. B. T., Silva, A. B., de Lima, S. A., & Martins de França, J. G. (2022). ASSISTÊNCIA AO PRÉ NATAL: DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA SIFILIS: UM ESTUDO TRANSVERSAL. Scientia: Revista Científica Multidisciplinar, 7(1), 78-91. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/scientia/article/view/12077

##plugins.generic.recommendByAuthor.heading##