PERCEPÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM FRENTE A ASSISTÊNCIA AO PORTADOR DE HIV/Aids
Resumo
Objetivo: caracterizar a produção cientifica acerca da percepção dos profissionais de enfermagem frente a assistência ao portador de HIV/Aids. Método: Trata-se de uma revisão integrativa da literatura sobre a percepção dos profissionais de enfermagem frente a assistência ao portador de HIV/Aids. Desenvolvida no mês de março de 2019 na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), seguido nas seguintes bases de dados: Lilacs, Medline e Bdenf, utilizando-se os descritores: Estresse, HIV/Aids e Cuidados de Enfermagem, associados por meio do operador booleano AND. Como critérios de inclusão foram utilizados artigos com texto completo, nos idiomas português e inglês, publicados entre os anos de 2008 a 2018 que abordassem de forma centrada a temática. Resultados: em relação aos anos de de 2013 e 2016 houve um maior quantitativo de publicações referente a temática, com 37,5% cada. Já nos anos de 2011 e 2017 obteve-se uma menor de publicações, com um valor de 12,5% cada, e através da pesquisa realizada na BVS, percebeu-se que a Revista Brasileira de enfermagem teve um maior número de publicações, com 37,5%, percebendo-se também que 60% dos estudos foram encontrados na base de dados MEDLINE, 20% (2) na BDENF e 20% na LILACS. Conclusão: pôde-se observar o conhecimento acerca das problemáticas de enfermagem que dificultam muitos profissionais ao cuidado com o portador, e a importância de um olhar mais centrado e humano na assistência voltada aos pacientes soropositivos. Descritores: Estresse, HIV/Aids e Cuidados de Enfermagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A partir da submissão entende-se como automática a cessão dos direitos autorais para a Revista, uma vez tendo sido aprovado e aceito para publicação.
From the submission is understood as automatic the assignment of copyrights to the Journal, once it has been approved and accepted for publication.