Quadrilha Junina Arretados do Se Quadrilha Junina Arretados do Sertão

Proposta de Intervenção do PIBID no CEEP Professor Paulo Batista Machado

Autores

Palavras-chave:

PIBID; formação docente; integração escola-universidade; quadrilha junina.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo relatar a experiência no tocante a reativação da “Quadrilha Junina Arretados do Sertão” no Centro Estadual de Educação Profissional Professor Paulo Batista Machado destacando o papel do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na integração entre a universidade e o ambiente escolar. Busca-se analisar como essa experiência contribuiu para a formação de futuros professores e para o desenvolvimento cultural e educacional dos estudantes envolvidos. A presente escrita adotou uma abordagem qualitativa, baseada na observação e na documentação das atividades desenvolvidas pela equipe de monitoras participantes. O projeto resultou na realização bem-sucedida de uma apresentação da Quadrilha Junina Arretados do Sertão em 15 de Junho de 2023, que contou com a participação de alunos da referida instituição. A experiência destacou a importância do PIBID na aproximação entre teoria e prática, permitindo aos futuros professores vivenciar a aplicação de seus conhecimentos em um contexto real e desafiador. A integração entre diferentes turnos e a adaptação a limitações espaciais evidenciaram a necessidade de flexibilidade e planejamento estratégico. Além disso, o projeto contribuiu para a valorização da cultura local e para o desenvolvimento de habilidades práticas e teóricas dos futuros docentes.

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Biografia do Autor

Alice Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Licenciatura em Teatro pela UNEB Campus VII; Atriz, palhaça, artista circenses e maquiadora, integrante dos grupos artísticos teatrais e circenses Ginecirco, Atuantes e Trupe do Benas;

Bianca Batista, Universidade do Estado da Bahia

Mulher preta, periférica, Licencianda em Teatro pela UNEB CAMPUS VII - Senhor do Bonfim, Ba. Atuou na área de produção e comunicação do Projeto Café Preto, 2019. Poetisa e palhaça vivendo a arte como potência adjascente.

Maria Julia Castro da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Aluna do Curso de Licenciatura em Teatro da UNEB, Arte-educadora, Atriz e Bailarina.

Jailma Braga de Lima, Universidade do Estado da Bahia

Sou estudante de licenciatura do curso de teatro pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia), Campus VII, Senhor do Bonfim-BA. Atuei como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, iniciado em novembro de 2022 até abril de 2024.

Trabalhei como Educadora Social no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em Iaçu-BA com crianças e adolescentes, desenvolvendo atividades sobre arte, cultura e educação em 2021.

Possuo formação complementar no curso introdutório de formação de professores de ballet infantil através do método LBO (Lateral Box Organization), com dois anos de experiência como professora e coreógrafa de ballet, nas seguintes ONGs: Projeto Tudo por um Sorriso (Iaçu-BA), e escolas privadas: Centro Educacional Maria de Souza (Iaçu-BA) e Centro Educacional Princípio (Milagres-BA).

Atuou como dançarina e atriz na quadrilha Junina Arrocha o Nó desde o ano de 2014. Participei da Fanfarra do Centro Educacional (FANCEI) por um ano como monitora e coreógrafa. Integrei os grupos de dança Know Fly, Spice Girls, World Of Dance, participei do grupo circense Trupe Zanzarim, também do grupo teatral Os Mascarados e entre outros grupos e apresentações solo. Trajetória essa que me permitiu participar de eventos artísticos, culturais e educacionais na cidade de Iaçu, sertão da Bahia.

E hoje estou trabalhando no Programa Educa Mais Bahia, realizando oficinas de teatro com estudantes do ensino médio do Centro Educacional Profissional Professor Paulo Batista Machado.

Referências

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SOUZA, Francisco das Chagas. O PIBID e a Formação Docente: Desafios e Perspectivas. São Paulo: Editora Cortez, 2018.

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Vitorino da Silva Terra Nova, J., da Silva Oliveira, V. A., Batista dos Santos, B., Castro da Silva, M. J., & Braga de Lima, J. (2024). Quadrilha Junina Arretados do Se Quadrilha Junina Arretados do Sertão: Proposta de Intervenção do PIBID no CEEP Professor Paulo Batista Machado . Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 4(2), e202405v2. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/21503

Edição

Seção

DOSSIÊ: Educação, Ciências e Artes Cênicas nos Programa PIBID e Residência Pedagógica