Quadrilha Junina Arretados do Sertão

Proposal for Intervention by PIBID at CEEP Professor Paulo Batista Machado

Authors

Keywords:

PIBID; teacher training; school-university integration; quadrilha junina.

Abstract

This article aims to report the experience regarding the reactivation of the “Quadrilha Junina Arretados do Sertão” at the Professor Paulo Batista Machado State Center for Professional Education, highlighting the role of PIBID (Institutional Program for Teaching Initiation Grants) in the integration between the university and the school environment. The aim is to analyze how this experience contributed to the training of future teachers and to the cultural and educational development of the students involved. This writing adopted a qualitative approach, based on the observation and documentation of the activities developed by the team of participating monitors. The project resulted in the successful performance of the Quadrilha Junina Arretados do Sertão on June 15, 2023, which was attended by students from the aforementioned institution. The experience highlighted the importance of PIBID in bringing theory and practice closer together, allowing future teachers to experience the application of their knowledge in a real and challenging context. The integration between different shifts and the adaptation to spatial limitations highlighted the need for flexibility and strategic planning. Furthermore, the project contributed to the appreciation of local culture and to the development of practical and theoretical skills of future teachers.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vitória Alice da Silva Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em Licenciatura em Teatro pela UNEB Campus VII; Atriz, palhaça, artista circenses e maquiadora, integrante dos grupos artísticos teatrais e circenses Ginecirco, Atuantes e Trupe do Benas;

Bianca Batista dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Mulher preta, periférica, Licencianda em Teatro pela UNEB CAMPUS VII - Senhor do Bonfim, Ba. Atuou na área de produção e comunicação do Projeto Café Preto, 2019. Poetisa e palhaça vivendo a arte como potência adjascente.

Maria Julia Castro da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Aluna do Curso de Licenciatura em Teatro da UNEB, Arte-educadora, Atriz e Bailarina.

Jailma Braga de Lima, Universidade do Estado da Bahia

Sou estudante de licenciatura do curso de teatro pela UNEB (Universidade do Estado da Bahia), Campus VII, Senhor do Bonfim-BA. Atuei como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID, iniciado em novembro de 2022 até abril de 2024.

Trabalhei como Educadora Social no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), em Iaçu-BA com crianças e adolescentes, desenvolvendo atividades sobre arte, cultura e educação em 2021.

Possuo formação complementar no curso introdutório de formação de professores de ballet infantil através do método LBO (Lateral Box Organization), com dois anos de experiência como professora e coreógrafa de ballet, nas seguintes ONGs: Projeto Tudo por um Sorriso (Iaçu-BA), e escolas privadas: Centro Educacional Maria de Souza (Iaçu-BA) e Centro Educacional Princípio (Milagres-BA).

Atuou como dançarina e atriz na quadrilha Junina Arrocha o Nó desde o ano de 2014. Participei da Fanfarra do Centro Educacional (FANCEI) por um ano como monitora e coreógrafa. Integrei os grupos de dança Know Fly, Spice Girls, World Of Dance, participei do grupo circense Trupe Zanzarim, também do grupo teatral Os Mascarados e entre outros grupos e apresentações solo. Trajetória essa que me permitiu participar de eventos artísticos, culturais e educacionais na cidade de Iaçu, sertão da Bahia.

E hoje estou trabalhando no Programa Educa Mais Bahia, realizando oficinas de teatro com estudantes do ensino médio do Centro Educacional Profissional Professor Paulo Batista Machado.

References

ALBUQUERQUE, Teresa Kátia Alves de. As quadrilhas juninas e suas transformações culturais nos festivais folclóricos em Boa Vista – Roraima (2001-2011). 2013. 154 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) – Universidade Federal do Amazonas; Universidade Federal de Roraima, Manaus, 2013.

BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação contemporânea: Consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2009.

BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação contemporânea: Consonâncias internacionais. São Paulo: Cortez, 2009.

BARBOSA, Lúcia. O Corpo em Cena: Preparação e Expressividade na Formação do Ator. São Paulo: Perspectiva, 2008.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. Brasília: Conselho Nacional de Educação, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): Guia para a implementação. Brasília: MEC, 2010.

BRASIL. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID): Guia para a implementação. Brasília: MEC, 2010.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei número 9394, 20 de dezembro de 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa.76° ed. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

OLIVEIRA, Marta Regina. Planejamento Educacional: Teoria e Prática. São Paulo: Editora Atlas, 2015.

OLIVEIRA, Marta Regina. Planejamento Educacional: Teoria e Prática. São Paulo: Editora Atlas, 2015.

SOUZA, Francisco das Chagas. O PIBID e a Formação Docente: Desafios e Perspectivas. São Paulo: Editora Cortez, 2018.

Published

2024-12-18

How to Cite

Vitorino da Silva Terra Nova, J., da Silva Oliveira, V. A., Batista dos Santos, B., Castro da Silva, M. J., & Braga de Lima, J. (2024). Quadrilha Junina Arretados do Sertão: Proposal for Intervention by PIBID at CEEP Professor Paulo Batista Machado. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 4(2), e202405v2. Retrieved from https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/21503

Issue

Section

DOSSIÊ: Educação, Ciências e Artes Cênicas nos Programa PIBID e Residência Pedagógica