O programa residência pedagógica na percepção dos preceptores da área de ciências biológicas

Autores

Palavras-chave:

Formação docente, Desenvolvimento profissional, Preceptoria

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP), integrado à Política Nacional de Formação de Professores pela CAPES,
visa proporcionar aos futuros educadores uma formação prática integrada à teoria, promovendo a melhoria da
educação básica no Brasil. Este programa estende-se por um período mais longo que os estágios convencionais,
permitindo maior autonomia aos residentes. O papel crucial dos preceptores envolve não apenas receber os residentes
em sala de aula, mas também colaborar no desenvolvimento de projetos e metodologias educacionais, além de
participar ativamente de discussões sobre seu papel como educador transformador. Uma pesquisa qualitativa com três
preceptores de Biologia explorou suas percepções sobre o impacto do PRP na formação inicial de professores, usando
a análise de conteúdo de Bardin. Os resultados destacaram a relevância dos preceptores no desenvolvimento
formativo e prático dos residentes. Conclui-se que o PRP não só contribui significativamente para a formação
docente, mas também fortalece o desenvolvimento profissional contínuo e colaborativo dos preceptores, essencial
para a melhoria contínua da educação básica no país.

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Biografia do Autor

Taislane Sousa de Moraes Bento, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade do Estado da Bahia

Vitória Rainne Souza de Sena, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas na Universidade do Estado da Bahia

Sheila Lima Moraes Aguiar, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado da Bahia

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Publicado

2024-12-18

Como Citar

Sousa de Moraes Bento, T., Souza de Sena, V. R., & Lima Moraes Aguiar, S. (2024). O programa residência pedagógica na percepção dos preceptores da área de ciências biológicas . Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 4(2), e202407v2. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/20919

Edição

Seção

DOSSIÊ: Educação, Ciências e Artes Cênicas nos Programa PIBID e Residência Pedagógica