Estratégias metodológicas por via remota para o ensino das parasitoses

Relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Educação; ludicidade; parasitoses; prevenção.

Resumo

Discutir a importância de uma boa saúde é de suma importância, em especial no espaço escolar. Dentre as doenças que merecem atenção, estão as parasitoses, visto que algumas são negligenciadas. Nesse sentido, este trabalho teve por objetivo apresentar estratégias metodológicas por via remota para o ensino das parasitoses em escolas públicas, particulares e cursinhos pré-vestibular, no município de Vitória da Conquista, Bahia. O presente estudo utilizou-se de metodologia lúdica, dividida em três etapas. Os instrumentos utilizados para execução deste trabalho foram assertivos, uma vez que foi possível analisar o conhecimento prévio dos alunos envolvidos acerca de cada assunto em questão. Os resultados obtidos neste estudo, evidenciam que as estratégias metodológicas utilizadas foram eficazes para a transmissão do conteúdo e que as intervenções educativas lúdicas foram promissoras no sentido de chamar atenção, revisar o assunto e facilitar o aprendizado. 

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Biografia do Autor

Jerlane Moura, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Ciências Biológicas, bacharelado, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus Vitória da Conquista e Licencianda em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Atuou como bolsista financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia nos projetos intitulados: Solanaceae juss. no município de Vitória da Conquista, Bahia e Haloragaceae, Hypoxidaceae e Thyphaceae em Vitória da Conquista, Bahia, Brasil", sob orientação do professor Dr. Claudenir Simões Caires.

Camila Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológica Modalidade Médica (Biomedicina) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "Barão de Mauá de Ribeirão Preto" (1985), MESTRADO em Ciências Biológicas (Genética) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP/UESP (1993) e DOUTORADO realizado no Departamento de Parasitologia da FMRP/USP . O trabalho prático da tese foi executado no "Institut Pasteur de Lille,Unité dImmunologie et Biologie Parasitaire U 167 INSERUM - IPL France", sob a orientação do Dr. Raymond J. Pierce. A defesa da tese de doutorado foi realizada aos 20 de fevereiro de 1998 tendo como título: "Bases Moleculares da Resistência ao Praziquantel em Schistosoma mansoni", sendo aprovada e homologada pela comissão de pós-graduação da FMRP-USP. O Pós-Doutorado foi realizado no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo- USP, no grupo de pesquisa em Virologia Molecular e trabalhou no projeto de pesquisa intitulado"Produção de Vacina de DNA Recombinante para o vírus Dengue-1" liderado pelo Prof Dr. Benedito Antonio Lopes da Fonseca, no período de 01 de junho de 1998 a 31 de maio de 2001, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Atualmente é Professora Titular B da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Tem experiência em Parasitologia Humana e Microbiologia atuando em grupo de pesquisa na área de Educação em saúde e metodologia lúdica na Prevenção de Parasitoses.

                 

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Publicado

2022-04-08

Como Citar

Moura, J., & Pereira, C. (2022). Estratégias metodológicas por via remota para o ensino das parasitoses: Relato de experiência . Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(01), e202204. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13720