Estrategias metodológicas a distancia para la enseñanza de parasitosis

Relato de experiencia

Autores/as

Palabras clave:

Educación; alegría; parásitos; prevención.

Resumen

Discutir la importancia de una buena salud es de suma importancia, especialmente en el espacio escolar. Entre las enfermedades que merecen atención se encuentran las enfermedades parasitarias, ya que algunas son desatendidas. En ese sentido, este estudio tuvo como objetivo presentar estrategias metodológicas a distancia para la enseñanza de parásitos en escuelas públicas y privadas y cursos preuniversitarios, en el municipio de Vitória da Conquista, Bahia. El presente estudio utilizó una metodología lúdica, dividida en tres etapas. Los instrumentos utilizados para la realización de este trabajo fueron asertivos, ya que se logró analizar los conocimientos previos de los estudiantes involucrados sobre cada tema en cuestión. Los resultados obtenidos en este estudio muestran que las estrategias metodológicas utilizadas fueron efectivas para la transmisión de contenidos y que las intervenciones educativas lúdicas fueron prometedoras para llamar la atención, repasar el tema y facilitar el aprendizaje.

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Biografía del autor/a

Jerlane Moura, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Ciências Biológicas, bacharelado, pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia - UESB, campus Vitória da Conquista e Licencianda em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci. Atuou como bolsista financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia nos projetos intitulados: Solanaceae juss. no município de Vitória da Conquista, Bahia e Haloragaceae, Hypoxidaceae e Thyphaceae em Vitória da Conquista, Bahia, Brasil", sob orientação do professor Dr. Claudenir Simões Caires.

Dra. , Universidad Estatal del Suroeste de Bahia

Possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológica Modalidade Médica (Biomedicina) pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras "Barão de Mauá de Ribeirão Preto" (1985), MESTRADO em Ciências Biológicas (Genética) pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - FMRP/UESP (1993) e DOUTORADO realizado no Departamento de Parasitologia da FMRP/USP . O trabalho prático da tese foi executado no "Institut Pasteur de Lille,Unité dImmunologie et Biologie Parasitaire U 167 INSERUM - IPL France", sob a orientação do Dr. Raymond J. Pierce. A defesa da tese de doutorado foi realizada aos 20 de fevereiro de 1998 tendo como título: "Bases Moleculares da Resistência ao Praziquantel em Schistosoma mansoni", sendo aprovada e homologada pela comissão de pós-graduação da FMRP-USP. O Pós-Doutorado foi realizado no Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo- USP, no grupo de pesquisa em Virologia Molecular e trabalhou no projeto de pesquisa intitulado"Produção de Vacina de DNA Recombinante para o vírus Dengue-1" liderado pelo Prof Dr. Benedito Antonio Lopes da Fonseca, no período de 01 de junho de 1998 a 31 de maio de 2001, com bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - FAPESP. Atualmente é Professora Titular B da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB. Tem experiência em Parasitologia Humana e Microbiologia atuando em grupo de pesquisa na área de Educação em saúde e metodologia lúdica na Prevenção de Parasitoses.

                 

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Publicado

2022-04-08

Cómo citar

Moura, J., & Fraga, C. P. . (2022). Estrategias metodológicas a distancia para la enseñanza de parasitosis : Relato de experiencia. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(01), e202204. Recuperado a partir de https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13720