ANÁLISE DE IMAGENS RELACIONADAS AO AMBIENTE EM LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA
Parole chiave:
Fotografia; Meio Ambiente; Ensino Médio; Recursos Visuais.Abstract
O uso de recursos visuais faz parte do processo de ensino aprendizagem. O presente texto apresenta um levantamento das imagens presentes em livros didáticos de Biologia utilizados no “Novo Ensino Médio” relacionadas à temática ambiental. O estudo utilizou uma abordagem qualitativa e caráter exploratório e teve como fonte de coleta de dados, seis livros usados na 1º, 2º e 3º série do Ensino Médio. Para a análise de dados elencou-se as categorias: grau de iconicidade/tipo, funcionalidade, função da relação com o texto e morfologia O livro didático para o ensino de ciências estabelece uma relação direta com o uso de imagens/fotos/esquemas e as imagens desempenham um importante papel na visualização do que será explicado, permitindo a compreensão de conceitos e fenômenos pelos aspectos atribuídos às mesmas e no que estas podem comunicar. Com essa análise foi observado ao longo do trabalho que as imagens estão seguindo os critérios de qualificação: como aspectos gráficos editoriais e diferentes linguagens visuais, indicadas pelo Programa Nacional do Livro Didático - PNLD, mostrando a importância desse artefato cultural usado na mediação e como apoio ao fazer pedagógico.
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