O fortalecimento da Pedagogia da Alternância no âmbito do Semiárido brasileiro: uma revisão bibliográfica sistemática.

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Pedagogia da Alternância, Semiárido, REFAISA

Abstract

A partir da insatisfação dos sertanejos, a Pedagogia da Alternância surge propondo a construção de um projeto educativo que integra fatores antropológicos, familiares, comunitários e outras dinâmicas socioeconômicas, sendo as Escolas Famílias Agrícolas os vetores responsáveis pela aplicação desse método de ensino. Por sua vez, a Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas ao Semiárido (REFAISA) busca fortalecer e engajar o desenvolvimento dos (as) estudantes no eixo familiar e nas comunidades rurais, por meio de um processo formativo crítico e libertador, favorecendo a permanência desses indivíduos no campo. Ante o exposto, esse artigo buscou compreender as possíveis contribuições da REFAISA para o fortalecimento da Convivência com o Semiárido em âmbito da Pedagogia da Alternância no Brasil. Foram adotados como procedimentos metodológicos a revisão de literatura e a pesquisa documental como estratégias de recolhimento de dados, e a categorização como método de análise dos dados. Concluiu-se que existe uma semelhança contextual que diz respeito ao movimento de lutas e resistências contra o estigma social sobre o campo, tanto em nível internacional, nacional e no contexto do Semiárido, além do que as principais temáticas abordadas na literatura pactuam novas modalidades de manejo técnico, pautando a valorização e o empoderamento da Convivência com o Semiárido.

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Pubblicato

2022-10-17

Come citare

Nascimento, A. L. S., Cunha, A. R. B. de A. ., & Menezes, S. dos S. V. de . (2022). O fortalecimento da Pedagogia da Alternância no âmbito do Semiárido brasileiro: uma revisão bibliográfica sistemática. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(2), e202203v2. Recuperato da https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13816

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Ed. do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades