Ensino de Biologia e Educação em Sexualidade
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Educação e Sexualidade. Ensino de Biologia. Adolescência. EscolaAbstract
Nesse artigo propomos um debate a respeito do currículo escolar sobre educação e sexualidade. Entendemos que seu exercício ocorre historicamente pelo olhar das disciplinas de ciências/biologia, devido a uma prática docente centrada em um ensino (in)formativo e fisiologista sobre o corpo como máquina reprodutora. No presente estudo, realizou-se uma pesquisa de cunho exploratória e descritiva, sendo que os dados apresentados foram coletados com a utilização da ferramenta Google Forms, no formato de Escala Likert. O público-alvo da pesquisa foram estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, localizado no município de São José do Jacuípe-BA. O questionário foi dividido em duas etapas: a primeira etapa abrangeu a apresentação do entrevistado na intenção de qualificação da amostra e a segunda etapa foi constituída por seis perguntas sobre sexualidade, as quais correspondiam à opinião pessoal. O objetivo geral foi investigar, a partir da percepção dos estudantes, como a educação em sexualidade está sendo incorporada no contexto escolar. Para tal, 65 estudantes entre 15 e 22 anos responderam ao questionário. Com base nos resultados, destaca-se a necessidade de avançar os debates sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar, abrindo espaços para que se dialogue de forma transversal, não ficando sob a responsabilidade das disciplinas de Biologia e Ciências, sobre a situação em que aquele sujeito possa estar inserido para que ele tome consciência de todas as relações que se configuram a partir daí para que possa instrumentalizá-lo para que ele possa participar pela defesa de seus direitos de alguma forma ou que os outros sujeitos da comunidade escolar possam agir de maneira eficaz.
Palavras-Chave: Educação e Sexualidade. Ensino de Biologia. Adolescência. Escola
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