Ensino de Biologia e Educação em Sexualidade

Autores

Palavras-chave:

Educação e Sexualidade. Ensino de Biologia. Adolescência. Escola

Resumo

Nesse artigo propomos um debate a respeito do currículo escolar sobre educação e sexualidade. Entendemos que seu exercício ocorre historicamente pelo olhar das disciplinas de ciências/biologia, devido a uma prática docente centrada em um ensino (in)formativo e fisiologista sobre o corpo como máquina reprodutora. No presente estudo, realizou-se uma pesquisa de cunho exploratória e descritiva, sendo que os dados apresentados foram coletados com a utilização da ferramenta Google Forms, no formato de Escala Likert. O público-alvo da pesquisa foram estudantes do ensino médio do Colégio Estadual Berilo Vilas Boas, localizado no município de São José do Jacuípe-BA. O questionário foi dividido em duas etapas: a primeira etapa abrangeu a apresentação do entrevistado na intenção de qualificação da amostra e a segunda etapa foi constituída por seis perguntas sobre sexualidade, as quais correspondiam à opinião pessoal. O objetivo geral foi investigar, a partir da percepção dos estudantes, como a educação em sexualidade está sendo incorporada no contexto escolar.  Para tal, 65 estudantes entre 15 e 22 anos responderam ao questionário. Com base nos resultados, destaca-se a necessidade de avançar os debates sobre gênero e sexualidade no ambiente escolar, abrindo espaços para que se dialogue de forma transversal, não ficando sob a responsabilidade das disciplinas de Biologia e Ciências, sobre a situação em que aquele sujeito possa estar inserido para que ele tome consciência de todas as relações que se configuram a partir daí para que possa instrumentalizá-lo para que ele possa participar pela defesa de seus direitos de alguma forma ou que os outros sujeitos da comunidade escolar possam agir de maneira eficaz.

Palavras-Chave: Educação e Sexualidade. Ensino de Biologia. Adolescência. Escola

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Biografia do Autor

Jesiane Oliveira, Universidade do Estado da Bahia

Graduada em Licenciatura Em Ciências Com Habilitação em Biologia, UNEB Campus VII (2008) e Bacharelado em Enfermagem (2015) Especialista em Biologia Celular UEFS (2009), Gestão em Saúde UNEB, Gênero e Sexualidade (2018). Mestranda em Educação e Diversidade (MPED/UNEB) ingresso 2021 . Professora efetiva de Ciências do desde 2008 (Secretaria Municipal de Jacobina), Professora efetiva de Biologia desde 2013 (Secretaria de Educação do Estado da Bahia).

Clara Gomes Santana Santana, Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus iv - Jacobina

Licenciada em Ciências Biológias - UEFS ; Professora de Biologia (SEC-BA); Especialista em Metodologias Ativas e Práticas Docentes - UniBF ;Pós; Graduanda no curso de Docência em Biologia - UNIVASF; Mestranda - UNEB/MPED; Participante do Grupo de Estudos em Educação Científica (GEEC), vinculado à Universidade do Estado da Bahia - UNEB. 

Maria Jose Souza Pinho Pinho, Universidade do Estado da Bahia - UNEB - Campus iv - Jacobina

Pos doutora em Ciências da Educação (UCA/2019). 

Doutora em Educação(UFBA/2013) . Mestre em Educação(UFBA/2009) .

 Pós-Graduada em Docência do Ensino Superior(UCAM/2003). 

Graduada em Ciências Biológicas (UCSAL/1991). 

Professora aposentada da rede Estadual de Educação, Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia(UNEB, Campus VII)

Vice Coordenadora pro tempore e Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade. Sub Delegada Regional Bahia SBRASH(2020). 

Lider do Grupo de Pesquisa em Educação Científica( GEEC/CNPq/UNEB). 

do Grupo INNOVAGOGÍA no Brasil. Temas de interesse de pesquisa: Formação de professores em Gênero e Sexualidade, Educação Ambiental e Educação Científica.

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Publicado

2021-12-18

Como Citar

Oliveira, J., Santana, C. G. S. ., & Pinho, M. J. S. P. (2021). Ensino de Biologia e Educação em Sexualidade. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 1(1), e202108. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13157

Edição

Seção

Dossiê: Produção e gestão do conhecimento em sexualidades, gênero e raça/etnias