PIBID TEATRO PIBID TEATRO: o processo formativo da docência através do espetáculo “Mariinha Rodrigues: uma destemida mulher e seu legado”
o processo formativo da docência através do espetáculo “Mariinha Rodrigues: uma destemida mulher e seu legado”
Mots-clés :
Licenciatura em Teatro; Tijuaçu; Processo Criativo.Résumé
Este artigo trata sobre a experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), realizado em parceria com o Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus VII, desenvolvida em duas escolas na cidade de Senhor do Bonfim-Ba, a saber: Escola de 1ª Grau de Tijuaçu e o Centro Educacional Paulo Machado - CEEP. A referida experiência aconteceu na Escola de 1º Grau do distrito de Tijuaçu, cujo texto faz um panorama sobre a montagem do espetáculo Mariinha Rodrigues: Uma Destemida Mulher e seu Legado, trazendo para o centro da discussão as questões étnico-raciais, de pertencimento cultural e territorial, além do diálogo travado sobre o cerne do projeto, qual seja: as estratégias metodológicas para a construção de uma educação sensível, através do teatro e do circo, centrada em uma epstemologia afrorreferenciada. Avaliamos o resultado do espetáculo e de todo o processo como valioso aprendizado, considerando todos os desafios enfrentados, bem como todas as participações, mobilizações e articulações feitas em função do processo criativo. A experiência com o PIBID Teatro 2023, se constituiu enquanto uma vivência profícua de trocas, construção de saberes e de afetos. O artigo está ancorado em epistemes de pensadores como: Ribeiro (2018, 2021); Freire (1996); Soares (2020); Barbosa (2005); Boal (2007, 2009), Spolin (2001) e Miranda (2009).
Téléchargements
Références
ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural;.São Paulo: Sueli Carneiro Editora Jandaíra, 2021
BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação contemporânea.: consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.
BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. 10.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.
BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MAUSS, Michel. As técnicas Corporais. 1934.
MIRANDA, Carmélia Aparecida Silva. Escravidão e fuga na América Portuguesa: a história de Mariinha Rodrigues e seus descendentes na Bahia – séculos XIX e XX. São Paulo, Editora? 2005.
OIDA, Yoshi. O ator invisível. São Paulo, Beca Produções Culturais, 2001.
RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? São Paulo. Companhia das Letras, 2018.
RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo. Sueli Carneiro. Editora Jandaíra, 2021.
SOARES, Taína Assis. Preparação Corporal em Teatro Fórum, a revolução do EMBASART. Curitiba: CRV, 2020.
SPOLIN, Viola. Jogos teatrais o fichário de Viola Spolin. Trad. de Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2001.
STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Trad. de Pontes de Paula Lima. Ed.13. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Taína Assis Soares, Lavínia Fabiana , Elisângela Gonçalves, Valtenir Ferreia da Silva Filho , Vinicius Alves da Costa 2024
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RevNUPE concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevNUPE.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.