Estudantes ansiosos, professores estressados
Relato de uma experiência escolar
Mots-clés :
Escola, Pandemia, Sofrimento psíquicoRésumé
Neste estudo, apresenta-se um relato de experiência centrada no Ensino Fundamental I de uma escola privada de Salvador - BA, no retorno às atividades presenciais, quando a pandemia por Covid-19 já declinava. A coordenação pedagógica pretendia compreender e superar o mal-estar que se evidenciava entre estudantes e professores, principalmente na forma de ansiedade e estresse, e que afetava negativamente os processos de ensino e de aprendizagem. A experiência envolveu três movimentos: a coordenação pedagógica desenvolvia um trabalho de escuta a estudantes e professores, narrava para os consultores e deles obtinha alguma devolutiva. O presente relato foi construído a partir dessa comunicação quase diária, que incluiu mensagem de texto, conversa telefônica e videoconferência. Concluiu-se que as dificuldades e sofrimentos das crianças mantinham relação mais direta com a pandemia. No caso dos professores, a pandemia parecia apenas intensificar processos que já estavam em curso e que remetiam aos jogos de poder na escola e ao contexto sociocultural e histórico. A escola focalizada mostrou-se como ambiente favorável à emergência de sofrimento psíquico em decorrência desses processos.
Téléchargements
Références
BENÍCIO, Dayane Gerusa; SOUZA, Dayse Arianne de. O impacto da superproteção no desenvolvimento psicológico da criança. Psicologia.PT, 17 fev. 2020.
CARVALHO, Tássio Mascarenhas de; SILVA, Cristiane Rodrigues da; BIANCHI, Eliane Maria Pires Giavina. Análise crítica da pesquisa narrativa. Research, Society and Development, v. 10, n. 8, e54510817743, 2021. DOI: http://dex.doi.org/10.33448/r3d-v10i8.17743
CASTRO, Susana de. O caráter anticolonial da luta contra o racismo no Brasil. Debates en Sociología, n. 52, p. 31-42, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.18800/debatesensociologia.202101.002
GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. Tradução: Raul Fiker. São Paulo: UNESP, 1991.
GIESBRECHT, Daniel Florence. A classe média brasileira e o arquétipo do preconceito de classe. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, v. 4, n. 2, p. 104-124, fev, 2020. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br
LIMA, Cássio de Almeida; LIMA, Celina Aparecida Gonçalves; OLIVEIRA, Ana Júlia Soares; SILVA, Priscylla Guimarães; FREITAS, Wesley Miranda Lourenço de; HAIKAI, Desirée Sant’Ana. Adesão ao isolamento social na pandemia de Covid-19 entre professores da educação básica de Minas Gerais, Brasil. Saúde Debate, v. 46, n. especial 1, p. 181-193, mar. 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042022E112
LINHARES, Maria Beatriz Martins; ENUMO, Sônia Regina Fiorim. Reflexões baseadas na psicologia sobre efeitos da pandemia covid-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia, Campinas, n. 37, e200089, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089
LUCAS, Lílian Schwanz.; ALVIN, Antônio; PORTO, Deisy Mendes; SILVA, Antônio Geraldo da; PINHEIRO, Mayra Isabel Correia. Impactos da pandemia de covid-19 na saúde mental de crianças e adolescentes: orientações do Departamento de Psiquiatria da Infância e Adolescência da Associação Brasileira de Psiquiatria. Debates em psiquiatria, abr./jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.25118/2236-918X-10-2-8
LUCYK, Viviana Patrícia Kozlowski.; GRAUPMANN, Edilene Hatschbach. Desvalorização do trabalho docente brasileiro: uma reflexão de seus aspectos históricos. Perspectivas Online: Humanas & Sociais Aplicadas, v. 7, n. 20, p. 11-27, dez. 2017. DOI: 10.25242/887672020171545
MALTA, Deborah Carvalho; GOMES, Crizian Saar; SZWARCWALD, Célia Landmann; BARROS, Marilisa Berti de Azevedo; SILVA, Alanna Gomes da; PRATES, Elton Junio Sady; MACHADO, Ísis Eloah. Distanciamento social, sentimento de tristeza e estilos de vida da população brasileira durante a pandemia de Covid-19. Saúde Debate, v. 44, n. especial 4, p. 177-190, dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-11042020E411
MEDEIROS, Elenson Gleison de Souza; VASCONCELOS, Tatiane da Rosa; LEMOS, Flávia Cristina Silveira; SOUZA, Diego Bacellar de; SILVA, Renan Mota. O negacionismo do governo brasileiro diante da pandemia da Covid-19 a partir das obras de Michel Foucault. Perspectivas em diálogo, v. 9, n. 21, p. 208-222, set./dez. 2022. Disponível em: Vista do Negacionismo do governo brasileiro diante da pandemia da Covid-19 a partir das obras de Michael Foucault (ufms.br)
MOUTINHO, Karina; DE CONTI, Luciane. Análise narrativa, construção de sentidos e identidade. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 32, n. 2, e322213, p. 1-8, abr./jun. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.15900102-3772e322213
OLIVEIRA, João Batista Araujo e; GOMES, Matheus; BARCELLOS, Thaís. A covid-19 e a volta à aulas: ouvindo as evidências. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 28, n. 108, p. 555-578, jul./set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0104-40362020002802885
ONU NEWS. OMS: Covid-19 causou pelo menos 14,9 milhões de mortes diretas ou indiretas, 2022. Disponível em: OMS: Covid-19 causou pelo menos 14,9 milhões de mortes diretas ou indiretas | ONU News
SALMITO, Vivian Almada Dutra; MATOS, Karla Julianne Negreiros de; LOURINHO, Lídia Andrade. A construção da queixa escolar pelo professor: uma revisão integrativa. Research, Society and Development, v. 9. n. 11, e1219119581, 6 nov. 2020. Disponível em: http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i11.9581
SILVA, Alex Sander da. Fetichismo, alienação e educação como mercadoria. Revista Reflexão e Ação, v. 19, n. 1, p. 123-139, jan./jun. 2011.
SILVA, Micaelle Amancio da; OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. Relações de poder na escola: territórios de conflitos. In: VII CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, Vitória/ES, 10 a 16 ago. 2014.
SODRÉ, Euristela Barreto; SOUSA, Lucivanda Cavalcante Borges de; CABRAL, Barbara Eleonora Bezerra. Queixa escolar: uma análise dos encaminhamentos de alunos aos serviços de saúde. Psic. da Ed., v. 52, p. 44-53, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2175-3520.2021i52p44-53
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Gilberto Lima, Aline Liberato 2023
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Partage dans les Mêmes Conditions 4.0 International.
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RevNUPE concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevNUPE.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.