Monitoria de ensino e atividades remota durante a pandemia do coronavírus na disciplina vigilância em saúde: relato de experiência

Autores

Palavras-chave:

Monitoria; COVID-19; Educação em Enfermagem; Tecnologia educacional.

Resumo

Objetivos: Discorrer a respeito da experiência de graduandas em enfermagem na monitoria de ensino remoto durante a pandemia da SARS-CoV-2 em uma universidade pública. Procedimentos Metodológicos: Trata-se de um relato de experiência que descreve as atividades realizadas durante a monitoria, na disciplina de vigilância em saúde com carga horária teórica desenvolvida remotamente com momentos síncronos e assíncronos e atividades práticas junto à comunidade, no período letivo 2021.2. Resultados: Durante a monitoria, por meio de plataformas utilizadas e dos recursos da metodologia ativa, os discentes participaram da construção do seu próprio conhecimento e do aporte teórico necessário para o desenvolvimento de atividades práticas junto à comunidade. As monitoras contribuíram com o entrosamento da turma e compartilhamento de novos conhecimentos no processo de formação na Enfermagem. Conclusões: A monitoria foi uma ferramenta de mão dupla que propiciou benefícios para todos os envolvidos, e em meio à pandemia, se apropriou de recursos tecnológicos disponíveis à educação pública que promoveram um aprendizado de qualidade e continuação disponíveis para uso futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARRUDA, Eucidio Pimenta. Educação remota emergencial: Elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede Revista de Educação a Distância. Minas Gerais, v. 7, n. 1, p. 257-275, mai. 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621/575 acesso em: 08 dez. 2021, às 19h39.

AVELAR, Juliana Maria de Paula. Desafios do docente frente ao ensino remoto na enfermagem no cenário da COVID-19. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde. Ribeirão Preto, v. 10, n.1, p. 1-3, jan/jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.18554/reas.v10i1.5698

BARBOSA, Joyce Ellen Pereira. Ensino, pesquisa e extensão universitária: A indissociabilidade dessa tríade como método na formação do bacharel em direito. Revista Estudantil Manus Iuris. Mossoró, v. 1, n.1. p. 38-42, mai. 2020. DOI: https://doi.org/10.21708/issn2675-8423.v1i1r9205.2020

BASTOS, Milena de Carvalho; CANAVARRO, Danielle de Andrade; CAMPOS, Luana de Moura; SCHULZ, Renata da Silva; SANTOS, Josely Bruce dos; SANTOS, Claudenice Ferreira dos. Ensino remoto emergencial na graduação em Enfermagem: relato de experiência na Covid-19. Revista Mineira de Enfermagem. Belo Horizonte, v. 24, e1335, p. 1-5, mai/ago. 2020. DOI: 10.5935/1415.2762.20200072

BASTOS, Maria Helena Camara. O ensino mútuo no Brasil (1808-1827). In: BASTOS, Maria Helena Camara; FILHO, Luciano Mendes de Faria (Orgs). A escola elementar no século XIX. Passo Fundo: Ediupf, 1999, p. 95-118.

CAMACHO, Alessandra Conceição Leite Funchal. Ensino remoto em tempos de pandemia da covid-19: novas experiências e desafios. Online Brazilian Journal of Nursing. Rio de Janeiro, v. 19, n. 4, p. 1-4, dez. 2020. Disponível em: http://fi-admin.bvsalud.org/document/view/mux3f acesso em: 08 dez. 2021, às 20h:33.

COFEN - Conselho Federal de Enfermagem. Mercado de trabalho para Enfermagem amplia áreas de atuação. 2018. Disponível em: http://www.cofen.gov.br/mercado-de-trabalho-para-enfermagem-amplia-areas-de-atuacao_65154.html acesso em: 08 dez. 2021, às 20h:35.

FRIZON, Lourdes Maria Bragagnolo. Monitoria: uma modalidade de ensino que potencializa a aprendizagem colaborativa e autorregulada. Revista Pro-Posições, Pelotas, v. 27, n. 1 (79), p. 133-153, jan./abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-7307201607908

GÓIS, Amanda Regina da Silva; ARAÚJO, Iasmin Daniele de. Ensino remoto de metodologia científica: Relato de experiência da monitoria durante a pandemia do coronavírus. Revista Enfermagem Digital Cuidado e Promoção da Saúde, Petrolina, v. 6, p. 01-06, fev/jul. 2021. DOI: 10.5935/2446-5682.20210056

GUIMARAES, Mateus Polvore de Oliveira; MAYER, Aline Fagundes; LIMA, Gabryella Londina Ribeiro; MENDONÇA, Kaio Saramago; SANTOS, Marina Moreira dos; RODRIGUES, Vinícius Yran Rocha; RAIMONDI, Gustavo Antonio. Engajamento e Protagonismo Estudantil na Promoção da Educação Médica em Tempos de Pandemia da Covid-19. Revista Brasileira de Educação Médica, Minas gerais, v. 44, n. 01, p. 1-5, ago/set. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200414

GUSSO, Hélder Lima; ARCHER, Aline Battisti; LUIZ, Fernanda Bordignon; SAHÃO, Fernanda Torres; LUCA, Gabriel Gomes; HENKLAIN, Marcelo Henrique Oliveira; PANOSSO, Mariana Gomide; KIENEN, Nádia; MELLO, Otávio Beltramello; GONÇALVES, Valquiria Maria. Ensino superior em tempos de pandemia: Diretrizes à gestão universitária. Revista Educação & Sociedade. Campinas, v. 41, e238957, p. 1-27, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/ES.238957

MCEWEN; Melanie; WILLS, Evelyn. Bases teóricas de enfermagem. Artmed, Porto Alegre. 2015.

PRADO, Cláudia; SANTIAGO, Luiz Carlos; SILVA, Jaqueline Alcântara Marcelino; PEREIRA, Irene Mari; LEONELLO, Valéria Marli; OTRENTI, Eloá; PERES, Heloisa Helena Ciqueto; LEITE, Maria Madalena Januário. Ambiente virtual de aprendizagem no ensino de Enfermagem: Relato de experiência. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 65, n. 5, p. 862-866, set/out. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-71672012000500022

RODRIGUES, Juliana Zenaro; RODRIGUES, Luhara Silva; SCHONHOLZER, Tatiele Estefâni; ROCHA, Izabella Chrystina; ROCHA, Elias Marcelino da. A importância da aula prática na formação do profissional de enfermagem: Um relato de experiência. Revista Panorâmica On-Line, Barra do Garças, v. 19, p. 99-110, ago./dez. 2015. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/330675395_A_IMPORTANCIA_DA_AULA_PRATICA_NA_FORMACAO_DO_PROFISSIONAL_DE_ENFERMAGEM_um_relato_de_experiencia_IMPORTANCE_OF_CLASS_PRACTICE_IN_NURSING_COURSES_an_account_of_experience acesso em: 08 dez. 2021, às 21h:32.

SANTANA, Camila Lima Santana e; SALES, Kathia Marise Borges. Aula em casa: Educação, tecnologias digitais e pandemia COVID-19. Revista Interfaces Científicas, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 75-92, 2020. DOI: https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v10n1p75-92

JUNIOR, Verissimo Barros dos Santos; MONTEIRO, Jean Carlos da Silva. Educação e COVID-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan./dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8583 acesso em: 08 dez. 2021, às 21h:41.

SILVA, Elmirene Santos da; SANTOS, Carmen Liêta Ressurreição dos; BARBOSA, Hayana Leal. Vigilância em saúde do trabalhador: Uma prática necessária pelos enfermeiros nas Unidades Básicas de Saúde. Revista de Saúde Coletiva da UEFS, Feira de Santana, v. 6, n. 1, p. 20-25. jan. 2016. DOI: https://doi.org/10.13102/rscdauefs.v6i1.1062

UFJF - Universidade Federal de Juiz de Fora. Instrutivo para elaboração de relato de experiência. 2016. Disponível em: https://www.ufjf.br/nutricaogv/files/2016/03/Orienta%C3%A7%C3%B5es-Elabora%C3%A7%C3%A3o-de-Relato-de-Experi%C3%AAncia.pdf acesso em: 08 dez. 2021, às 21h:47.

UNEB - Universidade do Estado da Bahia. A UNEB. 2021. Disponível em: https://portal.uneb.br/a-uneb/ acesso em: 08 dez. 2021, às 21h:55.

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Silva, M., dos Santos, C. V. R. ., & Suto, C. S. S. (2021). Monitoria de ensino e atividades remota durante a pandemia do coronavírus na disciplina vigilância em saúde: relato de experiência. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 1(1), e202112. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13373