PIBID TEATRO PIBID TEATRO: o processo formativo da docência através do espetáculo “Mariinha Rodrigues: uma destemida mulher e seu legado”

o processo formativo da docência através do espetáculo “Mariinha Rodrigues: uma destemida mulher e seu legado”

Autores

Palavras-chave:

Licenciatura em Teatro; Tijuaçu; Processo Criativo.

Resumo

Este artigo trata sobre a experiência do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), realizado em parceria com o Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) - Campus VII, desenvolvida em duas escolas na cidade de Senhor do Bonfim-Ba, a saber: Escola de 1ª Grau de Tijuaçu e o Centro Educacional Paulo Machado - CEEP. A referida experiência aconteceu na Escola de 1º Grau do distrito de Tijuaçu, cujo texto faz um panorama sobre a montagem do espetáculo Mariinha Rodrigues: Uma Destemida Mulher e seu Legado, trazendo para o centro da discussão as questões étnico-raciais, de pertencimento cultural e territorial, além do diálogo travado sobre o cerne do projeto, qual seja: as estratégias metodológicas para a construção de uma educação sensível, através do teatro e do circo, centrada em uma epstemologia afrorreferenciada. Avaliamos o resultado do espetáculo e de todo o processo como valioso aprendizado, considerando todos os desafios enfrentados, bem como todas as participações, mobilizações e articulações feitas em função do processo criativo.  A experiência com o PIBID Teatro 2023, se constituiu enquanto uma vivência profícua de trocas, construção de saberes e de afetos. O  artigo está ancorado em epistemes de pensadores como: Ribeiro (2018, 2021); Freire (1996); Soares (2020); Barbosa (2005); Boal (2007, 2009), Spolin (2001) e Miranda (2009).

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lavínia Fabiana , UNEB

Graduanda do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado da Bahia, DEDC VII, Brasil

Elisângela Gonçalves, UNEB

Graduanda do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado da Bahia, DEDC VII, Brasil

Valtenir Ferreia da Silva Filho , UNEB

Graduando do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado da Bahia, DEDC VII, Brasil

Vinicius Alves da Costa, UNEB

Graduando do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado da Bahia, DEDC VII, Brasil

Referências

ALMEIDA, Silvio Luiz de. Racismo estrutural;.São Paulo: Sueli Carneiro Editora Jandaíra, 2021

BARBOSA, Ana Mae. Arte/educação contemporânea.: consonâncias Internacionais. São Paulo: Cortez, 2005.

BOAL, Augusto. Jogos para atores e não atores. 10.ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007.

BOAL, Augusto. A estética do oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MAUSS, Michel. As técnicas Corporais. 1934.

MIRANDA, Carmélia Aparecida Silva. Escravidão e fuga na América Portuguesa: a história de Mariinha Rodrigues e seus descendentes na Bahia – séculos XIX e XX. São Paulo, Editora? 2005.

OIDA, Yoshi. O ator invisível. São Paulo, Beca Produções Culturais, 2001.

RIBEIRO, Djamila. Quem tem medo do feminismo negro? São Paulo. Companhia das Letras, 2018.

RIBEIRO, Djamila. Lugar de fala. São Paulo. Sueli Carneiro. Editora Jandaíra, 2021.

SOARES, Taína Assis. Preparação Corporal em Teatro Fórum, a revolução do EMBASART. Curitiba: CRV, 2020.

SPOLIN, Viola. Jogos teatrais o fichário de Viola Spolin. Trad. de Ingrid Dormien Koudela. São Paulo: Ed. Perspectiva, 2001.

STANISLAVSKI, Constantin. A criação de um papel. Trad. de Pontes de Paula Lima. Ed.13. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

Publicado

2024-12-18

Como Citar

Assis Soares, T., Santos Silva, L. F., Gonçalves, E., Ferreia da Silva Filho , V., & Alves da Costa, V. (2024). PIBID TEATRO PIBID TEATRO: o processo formativo da docência através do espetáculo “Mariinha Rodrigues: uma destemida mulher e seu legado”: o processo formativo da docência através do espetáculo “Mariinha Rodrigues: uma destemida mulher e seu legado”. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 4(2), e202401v2. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/22299

Edição

Seção

DOSSIÊ: Educação, Ciências e Artes Cênicas nos Programa PIBID e Residência Pedagógica